quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Ano Novo Vida Nova As nossas sugestões

Ella Woodward tinha 19 anos e estava a passar o verão em Paris, quando foi atacada por uma febre altíssima, tinha hemorragias, visão turva… Eram os primeiros sintomas de uma doença raríssima, que a deixou presa à cama meses a fio. A sofrer dores terríveis, sem energia, foi medicada sem sucesso – nem os esteróides resultavam. Gulosa desde criança, viciada em açúcar, decidiu cortar com a carne, os doces, o glúten e os produtos lácteos, numa cura de desintoxicação. Começou logo a sentir-se melhor. Mas como andava cada vez mais farta de pratos desenxabidos, decidiu criar as suas próprias receitas saudáveis, e partilhá-las num blogue, Deliciously Ella. Para seu grande espanto, Ella, que nunca tinha cozinhado na vida, tornou-se um caso de popularidade, com mais de dois milhões de seguidores mensais. O segredo? Pratos supersaudáveis, absolutamente deliciosos e tão fáceis de fazer que às vezes dar um jantar sofisticadíssimo até parece batota – fica tudo pronto entre 10 a 30 minutos e com ingredientes que encontra na maior parte dos supermercados. Hoje, Ella Woodward é uma estrela global, e o seu livro de estreia, "As Delícias de Ella", vendeu mais 30 mil exemplares logo na primeira semana, e permanece desde então nos tops de vendas. Reúne 120 receitas (do guacamole ao brownie de batata doce), e todas as dicas que um iniciado precisa para se tornar um Chef de mão cheia.
Quer transformar a sua casa num autêntico jardim comestível? Não importa onde viva ou quanto espaço tenha: alfaces na varanda, tomates no terraço, abóboras em vasos e morangos no pátio das traseiras, onde haja um pouco de espaço, luz - e vontade! -, pode haver uma horta. Hoje em dia, as propriedades e os benefícios da horticultura são mais que reconhecidos e multiplicam-se à nossa volta as hortas urbanas, familiares, coletivas e escolares. O cultivo ecológico de alimentos está a espalhar-se como… um pé de hortelã! Afinal, ter uma horta representa a possibilidade de contemplar os ritmos da natureza, de relaxar, de se divertir e ainda por cima comer alimentos mais saudáveis, frescos… e baratos! E você, já começou a semear a sua felicidade?
Quem pratica ioga mantém-se saudável, é mais flexível, possui mais vitalidade e vive duma forma mais equilibrada e tranquila. Isto é tão válido na nossa sociedade actual (aproximadamente 5000 anos depois do nascimento do ioga) como o foi no seu tempo, na Índia. A autora resgata a sabedoria ancestral do ioga, complementando-a com os conhecimentos modernos procedentes da escola das costas e das técnicas fisioterapêuticas ocidentais. Para além dos exercícios dedicados ao corpo, o caminho interior do ioga também tem lugar nesta obra: exercícios de relaxamento, de respiração (pranayamas) e meditação ajudam a mente a descansar e a concentrar-se mais facilmente.
Quer queiramos quer não, fotografar já não é o que era. De facto, a fotografia digital revolucionou por completo todo o processo de composição e de tratamento da imagem, que pode agora ser recriada, corrigida ou até simplesmente ignorada assim que acabamos de premir o obturador. Ciente das potencialidades infinitas actualmente ao alcance de profissionais e de amadores, Michael Freeman, fotógrafo e escritor de renome internacional, ensina-o, no presente livro, a trabalhar com as novas ferramentas de edição de imagem, revelando-lhe também todos os seus segredos. Para o autor, porém, a fotografia, para além de poder ser um mero documento, é sobretudo uma expressão da criatividade humana e o bom fotógrafo necessariamente um artista. Nesse sentido, Freeman convida-o a redescobrir um sem-número de técnicas tradicionais relativas à composição, enquadramento, equilíbrio e ritmo das imagens, bem como à sua profundidade, textura, contraste e perspectiva. Em suma, através de uma profusão de ilustrações deslumbrantes e da sua prosa rigorosa e acessível, Michael Freeman propõe-se empreender uma autêntica educação do olhar, lançando-lhe ao mesmo tempo um desafio fascinante: o de deixar a sua marca criativa em cada fotografia revelada.
Uma atitude positiva perante a vida e um mundo mais autêntico e profundo. Este é um livro de pequenos grandes textos intimistas e de atitude positiva. A escrita impressionista de Laurinda Alves tem o condão de nos inspirar e guiar pelos caminhos da vida. Sem impor nada mas apenas sugerindo ideias ou sublinhando palavras e gestos, a autora mostra um mundo mais autêntico e mais profundo. Um mundo onde apetece viver.

Sem comentários: