sexta-feira, 28 de abril de 2017

Por uma sociedade decente, por Eduardo Paz Ferreira e Pedro Adão e Silva


As Conversas na Aldeia Global reiniciam a 18 de maio, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, para um debate com Eduardo Paz Ferreira e Pedro Adão e Silva que apela à reflexão sobre as inquietações que as grandes mudanças da sociedade impõem. Numa perspetiva política e social, atendendo a vertiginosas transformações e a efeitos da revolução tecnológica, assistimos nalguns países a políticas representativas de ódio e xenofobia altamente condenáveis.
Como é que se vive numa sociedade em crescente desigualdade social? Quais os impactos previstos com a definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? Que Mundo queremos em 2030? Haverá menos fome, menos desigualdades, mais justiça no Mundo? O mundo enfrenta hoje grandes desafios no que respeita aos direitos humanos, civis e culturais. É urgente repensar o sistema político, a justiça e as políticas públicas numa perspetiva de futuro.
Eduardo Paz Ferreira, catedrático na Faculdade de Direito, é uma das vozes mais autorizadas a falar sobre a Europa. Dirige o Instituto de Estudos Europeus da Universidade de Lisboa e o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal, onde tem promovido inúmeras iniciativas sobre temas europeus. Publicou ainda diversos artigos e livros sobre estas matérias. É catedrático Jean Monnet, distinção atribuída pela Comissão Europeia.
Pedro Adão e Silva é professor no ISCTE-IUL, onde leciona desde 2007, onde se licenciou em Sociologia, em 1997. Concluiu o doutoramento em Ciências Sociais e Políticas no Instituto Universitário Europeu, em Florença, em 2009, com uma tese sobre a europeização das políticas sociais. Deu aulas no ISEG e, no segundo semestre de 2010/2011, foi professor visitante no Departamento de Ciência Política da Universidade de Georgetown (Washington D.C.). É colunista do Expresso e comentador político na TSF e na SIC-N. A moderação das Conversas na Aldeia Global é de Vasco Trigo.
Contamos consigo!

Sem comentários: