segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Livros Proibidos| Ciclo de Conversas| "Corpo e Identidades"| 4º Ciclo



No passado dia 15 de Fevereiro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, teve lugar a 1ª sessão deste 4º Ciclo, este ano dedicado ao tema Corpo e Identidades. Um tema que tem na sua génese não só olhares e reflexões que atravessam toda a história do pensamento, sublinhando o seu caráter polémico, mas, sobretudo, porque a sua discussão no espaço público adquiriu, nos últimos tempos, uma importância acrescida e vital, com evoluções significativas e históricas ao nível legislativo, social e cultural.
Abrimos com uma das obras obrigatórias e incontornáveis nesta abordagem e uma das mais lidas de sempre: O Segundo Sexo, de Simone Beauvoir. Quase 70 anos volvidos sobre a sua primeira publicação, os temas que a autora discute neste célebre tratado sobre a condição da mulher (expressão que a própria Beauvoir detestava) continuam a ser pertinentes e a manter acesso um debate clássico... Cruzando argumentos de Biologia, de Antropologia, de Psicanálise e Filosofia e outras áreas do saber, a obra que esteve em análise revela os desequilíbrios de poder entre sexos e a posição do outro que as mulheres ocupam no mundo. O Segundo Sexo é uma obra essencial do chamado feminismo e as suas considerações acerca dos condicionamentos sociais que levam à construção de categorias como mulher ou feminino - e que estão na base da opressão das mulheres - são hoje amplamente aceites.
O livro foi comentado pela Isabel Moreira, deputada, política e desde sempre muito interventiva nesta e em todas as causas de minorias, moderado pelo jornalista Ricardo Costa, numa sessão em que a afluência de público ultrapassou expetativas e que o debate foi muito participativo, também por jovens, a comprovar que existem temas e autores que rompem com barreiras geracionais e convocam sempre a discussão.
Consulte o guião de leitura desta sessão.

Próxima Sessão
Dia 24 de Março, Sexta, 21H30
O Amante, de Marguerite Duras
Por Ana Gomes
Moderação: Ricardo Costa
Informações
21 440 63 30



Sem comentários: