sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

12º Ciclo de Conversas na Aldeia Global | Futuro Sustentável: E depois do Brexit e dos novos muros?, por João César das Neves

http://www.unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel
O 12º ciclo de Conversas na Aldeia Global, sob o mote Futuro Sustentável, pretende criar um espaço de debate e discussão sobre a implementação das várias dimensões do desenvolvimento sustentável - económica, social, cultural, ambiental ou tecnológica. Tem início a 16 de março, quinta-feira, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. Com uma programação relativa à resolução da Organização das Nações Unidas, o presente ciclo  tem por base a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável para transformar o nosso mundoconstituída por 17 objetivos globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Esta agenda resulta do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza e a fome, a redução das desigualdades, promover a paz, a prosperidade, o crescimento económico e o bem-estar de todos, a igualdade de género, a educação de qualidade, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. 
Que Mundo queremos em 2030? Acha que haverá menos fome, menos desigualdades, mais justiça no Mundo? Será que em 2030 teremos conseguido atingir todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Como é que se vive numa sociedade em crescente desigualdade social? O mundo enfrenta hoje grandes desafios. Resposta a estas e outras questões colocadas pelos convidados e pelo público vão ser trabalhadas por um conjunto de participantes das áreas sociais e humanas, ciências políticas e económicas, ciências da natureza e humanidades.
Neste contexto, face às recentes mudanças políticas e a todas as incertezas e desigualdades que comprometem o desenvolvimento futuro, depois do “Brexit”, da vitória de Donald Trump e da emergência de novos muros ou nacionalismos económicos, o mundo vive uma mudança de época? O que vai acontecer? O que devemos fazer?
Estas são algumas das perguntas a tratar pelo economista João César das Neves, conhecido do grande público pelo modo frontal como expõe as suas ideias.
Professor catedrático da Universidade Católica, preside ao Conselho Científico da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, assessorou um Chefe de Governo (1991 a 1995), um Ministro das Finanças (1990) e foi Técnico Superior do Banco de Portugal (1190 a 1997). Os seus interesses de investigação têm passado pela pobreza e desenvolvimento, ciclos económicos, desenvolvimento económico português, pensamento económico medieval e, mais recentemente, a ética económica. Autor de mais de 40 livros e múltiplos trabalhos científicos, é também colaborador regular na imprensa, assinando a coluna "Não há almoços grátis", no Diário de Notícias.
Contamos consigo em mais um ciclo de Conversas na Aldeia Global moderado por Vasco Trigo.

Próximas sessões:

Conversas na Aldeia Global | Futuro Sustentável

Por uma Sociedade Decente
Com Eduardo Paz Ferreira e Pedro Adão e Silva
18 de maio, quinta-feira, 21h30

Uma nova época para as relações internacionais?
Com Francisco Seixas da Costa
22 de junho, quinta-feira, 21h30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras


Sem comentários: