quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Catarina Furtado na Bibliotecas Municipais de Oeiras

Em março, as Conversas na Aldeia Global contam com a apresentadora de televisão, atriz e autora, Catarina Furtado, que assumiu, em 2000, o compromisso de Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).
O que vejo e não esqueço é o título da sua última obra (2015), na qual relata seu percurso de cidadã e voluntária, envolvendo os leitores na importância da solidariedade e da incursão no mundo do voluntariado. Nos últimos anos, tem mantido como principal missão, entre outras, a defesa de temáticas de saúde materno-infantil e de todas as formas de discriminação e violência sobre as mulheres e jovens, em defesa dos direitos humanos, sobretudo das populações mais vulneráveis e em risco, e contra as desigualdades sociais. Catarina Furtado é formada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Estudou jornalismo no Cenjor e Teatro e Cinema em Londres.


Produziu séries de documentários televisivos que apoiaram na divulgação de questões da saúde e juventude em países como Cabo Verde, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Em 2005 foi condecorada Comendadora pela Ordem de Mérito pelo então Presidente Jorge Sampaio. Em 2010, foi considerada Campeã dos Objetivos do Milénio (ODM) pela ONU. Em 2012, fundou a Corações com Coroa, uma associação sem fins lucrativos e organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) destinada a combater a desigualdade de oportunidades.



Sem comentários: