quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Filipe Duarte Santos na Biblioteca Municipal de Oeiras

Os desafios e os riscos presentes e futuros decorrentes das alterações climáticas, com o investigador Filipe Duarte Santos, são o tema da Conversa na Aldeia Global desta quinta-feira, 21 de janeiro, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. No rescaldo da 21.ª cimeira do clima, que decorreu no final do ano passado em Paris, há questões que importa debater e perceber melhor.
Trata-se de um problema global, progressivo, a médio e longo prazo, e que está a gerar transformações irreversíveis. Constitui um desafio gigante, pois 80% das fontes primárias de energia a nível mundial são combustíveis fósseis, os quais contribuem em grande parte para este problema através das emissões de um gás com efeito de estufa, o dióxido de carbono. Assim, é fundamental que ocorra uma transição energética e que se reforce o uso de energias renováveis. Outro aspeto importante corresponde à necessidade de financiamento dos países menos desenvolvidos e mais vulneráveis à adaptação e mitigação das emissões globais de gases que acentuam as alterações climáticas. Apesar das Nações Unidas tentarem há mais de 20 anos chegar a um acordo universal, legalmente vinculativo e concretizável, ainda não foi possível evitar o risco de alterações climáticas perigosas no futuro.

E será que o acordo obtido em Paris pode ser realmente um instrumento eficaz ?
Filipe Duarte Santos é um cientista português reconhecido internacionalmente como um dos mais reputados especialistas mundiais na investigação das Ciências do Ambiente e Alterações Climáticas. Doutorado em Física Nuclear, pela Universidade de Londres, é Professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC-UL), desde 1979, e professor convidado em várias Universidades dos Estados Unidos da América e da Europa.
Contamos consigo em mais um ciclo de conversas moderadas por Vasco Trigo.

Sem comentários: