quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ciência e falsa ciência na medicina, por David Marçal e José dos Santos Lopes

As Conversas na Aldeia Global, moderadas por Vasco Trigo, retomam a 15 de outubro (quinta-feira), pelas 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, sob o mote Ciência e Falsa Ciência na Medicina.

A relevância das medicinas alternativas em comparação com as medicinas tradicionais tem sido desde sempre muito discutível. E porque é que este tema gera tanta controvérsia? Quais as principais reações e opiniões sobre a eficácia e os riscos terapêuticos dos tratamentos homeopáticos?
Para abordar esta e outras questões convidámos o bioquímico David Marçal para debater os prós e contras da homeopatia com o especialista José dos Santos Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Homeopatia
Se por um lado, José dos Santos Lopes defende que os medicamentos homeopáticos são válidos, tanto pela procura crescente ao longo dos cerca de 250 anos de existência como pela resposta efetiva e positiva na saúde. Por outro lado, David Marçal, na sua mais recente obra - Pseudociência –, suscita polémica ao discutir a fundamentação científica da homeopatia, identificando-a como um dos aspetos de falsa ciência abordados. 
David Marçal é doutorado em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa (2008). Foi jornalista de ciência no jornal “Público” e autor do “Inimigo Público”. Autor de vários espetáculos de teatro e programas de televisão sobre temas científicos. Co-autor, com Carlos Fiolhais, dos livros "Darwin aos tiros e outras histórias de ciência" (Gradiva, 2011) e “Pipocas com telemóvel e outras Histórias de falsa ciência” (Gradiva, 2012). Coordenador e co-autor do livro “Toda a ciência (Menos as partes chatas)” (Gradiva, 2013) e autor do livro "Pseudociência" (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014). Venceu os prémios “Químicos Jovens 2010”, “Ideias Verdes 2010” e "COMCEPT 2014".
José dos Santos Lopes tem o Curso da Escola Superior de Ciências Naturais e Homeopáticas e é Pós graduado em "Medicamentos à base de plantas" pela Universidade Lusófona. Naturopata em exercício desde 2002 e especialista em homeopatia, é o atual Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Homeopatia (APH), Presidente e sócio fundador da Câmara Nacional dos Especialistas das Terapêuticas Não Convencionais (CNNET) fundador e Vice Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Tomé Pires. Tem participado em vários congressos internacionais sobre homeopatia (Zagreb, Barcelona, Londres, Dublin) no âmbito do ECCH (Conselho Europeu de Homeopatia).

Contamos consigo!
 
 

Sem comentários: