sexta-feira, 22 de maio de 2015

Livros Proibidos - Ciclo de Conversas. Maria do Céu Guerra e Gil Vicente. Dia 16 de Junho, terça, 21h30

Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente
Com Maria do Céu Guerra
Dia 16 de Junho, terça, 21h30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras
Moderação: Maria Flor Pedroso
 
A próxima sessão dos Livros Proibidos está marcada para dia 16 de Junho, terça, às 21h30. Esta sessão, inicialmente prevista para dia 3 de Junho, teve de ser adiada por razões de agenda da atriz Maria do Céu Guerra.
 Em análise e como pretexto o Auto da Barco do Inferno, de Gil Vicente, numa conversa mais alargada que incluirá a chamada Trilogia das Barcas. Gil Vicente, dramaturgo português (1465?-1536?) que frequentou as cortes régias de D. Manuel I e D. João III, onde beneficiou da particular proteção de D. Leonor de Lencastre, compôs e fez representar nos meios áulicos cerca de meia centena de autos de diversa natureza e alcance estético, em português e em castelhano. Quem era Gil Vicente? Esta pergunta, formulada vezes sem conta por estudiosos de várias gerações, permanece sem resposta fixa e credível. Existem muitos aspetos biográficos (o ser simultanemaente poeta e ourives da corte), da cultura e influências que o autor foi objeto, que permanecem na bruma.
O autor pela voz incontornável de Maria do Céu Guerra, atriz portuguesa conhecida do grande público, conhecedora e apreciadora de Gil Vicente.
Informações:
21 440 63 40/41

Sem comentários: