segunda-feira, 4 de maio de 2015

Domingos Amaral na Escola Secundária Camilo Castelo Branco

O escritor Domingos Amaral esteve ontem, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, à conversa com duas turmas do 10ºano.
Domingos começou por falar sobre o início da sua carreira jornalística, a fundação de um jornal na Universidade Católica onde estudou Economia.
A publicação do seu primeiro livro, Amor à 1ª vista, coincide com o nascimento do seu primeiro filho.
Com 9 livros publicados e a publicação de um novo livro no próximo mês, o escritor destaca dois romances da sua carreira literária: Enquanto Salazar dormiaQuando Lisboa tremeu, ambos romances históricos.
Enquanto o primeiro relata as memórias de um espião luso-britânico na Lisboa da 2ª Guerra Mundial, onde os espiões se cruzam com os milionários, os nazis e os judeus, o segundo passa-se também em Lisboa, mas em 1755, no dia em que o terramoto reduziu a cidade a escombros e milhares de sobreviventes, perdidos e atordoados, andam pelas ruas, à procura dos seus destinos. Entre eles está Margarida, uma jovem freira, condenada pela Inquisição a arder na fogueira, e que para escapar de morrer queimada, prefere enforcar-se na sua cela, no dia 1 de Novembro...
O escritor falou sobre a necessidade de se fazer uma pesquisa rigorosa da época quando se escreve um romance histórico e da forma como esta ajuda a que surjam ideias para as personagens.
O seu próximo livro passa-se em Guimarães, onde Domingos, durante as férias de infância ouvia as histórias do avô sobre a formação de Portugal, o tema do livro.
 




Sem comentários: