terça-feira, 17 de março de 2015

Livros Proibidos - Ciclo de Conversas


É já amanhã a 2ª sessão do projeto Livros Proibidos, edição 2015. O livro em análise será A Brincadeira, de Milan Kundera. Com Zita Seabra. A moderação é de Ricardo Costa.
 
Milan Kundera nasceu em Praga em 1929. Era estudante quando o regime comunista foi estabelecido no seu país. Trabalhou depois como operário, foi músico de jazz e finalmente dedicou-se à literatura. A publicação do seu primeiro romance A Brincadeira (1967) acontece, justamente, nas vésperas da Primavera de Praga. O livro constitui basicamente a história de um reencontro, de uma vingança e de uma "brincadeira" ou provocação traduzida na afirmação "o otimismo é o ópio do género humano! O espírito são tresanda a estupidez! Viva Trotski!" escrita num postal dirigido a uma mulher. O papel acaba nas mãos dos dirigentes do Partido Comunista que o acusam de trotskista, cínico e suberviso. Um retrato crítico e mordaz da imprevisibilidade, brincadeira e equívocos gerados, não só nas relações humanas, mas também na história. Após a invasão de 1968 todos os seus livros foram proibidos e banidos das livrarias e das bibliotecas.
 
Humanista, pensador da liberdade, fragilidade da condição humana e da sua finitude perante os caprichos do devir histórico, os seus livros são obrigatórios como arma de combate a todos os sistemas políticos repressores e fundamentalistas.
 
Informações:
21 4406340/41

Sem comentários: