quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Luísa Moniz no H(á) Conversa com Escritores

Na passada terça-feira, o H(á) Conversa com Escritores saiu fora de portas e levou a escritora Luísa Moniz à EBI Sophia de Mello Breyner na Outurela, onde conversou com 3 turmas do 3º ciclo.
Professora há mais de 30 anos numa escola em Chelas, Luísa, está neste momento destacada no SOS-Criança. E foi inspirada na sua experiência com crianças maltratadas que escreveu o livro Menino como eu.
O título do livro surge de uma conversa que teve com uma menina de 8 anos há muitos anos atrás. A criança estava à sua espera no portão na escola e perguntou-lhe: - Professora sabe como é uma menina como eu? E Luísa respondeu - Como tu, como? E a menina disse - Maltratada!
Uma história de vida que teve com um final feliz! A menina foi encaminhada para o Instituto de Apoio à Criança (IAC) conseguiu acabar os estudos e encontrar um emprego, casou e mais tarde a sua filha foi aluna de Luísa.
O IAC nasceu em Março de 1983 e tem como objetivos promover e defender os Direitos da Criança, junto de diferentes entidades e instituições e da comunidade em geral. O Projeto Trabalho de Rua com crianças em situação e marginalidade já retirou mais de 600 crianças das ruas, crianças essas que voltaram ou para junto da sua família ou das instituições de onde tinha fugido.
Em 1988, o IAC criou o SOS-Criança um serviço anónimo e confidencial, de apoio às Crianças e Jovens até aos 18 anos. É um serviço de prevenção que pretende atuar antes que a situação de risco se concretize.
Luísa fez com eles um jogo em que lhes pediu que amachucassem uma folha de papel e depois tentassem que ela ficasse como antes de ter sido amachucada.Uma metáfora de como uma criança maltratada não volta a ser a mesma.
Foram muitas e pertinentes as questões colocadas pelos jovens, muitos dos quais não sabiam da existência desta linha de apoio e que depois desta conversa ficaram com a responsabilidade de encaminhar alguma criança ou jovem que saibam ser vítima de maus tratos para o SOS Criança.

Sem comentários: