sábado, 31 de maio de 2014

Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras na 84ª Feira do Livro de Lisboa

No próximo dia 15 de Junho, às 17h00 na Praça Amarela, os Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras estarão presentes na 84ª Feira do Livro de Lisboa.
 
Tal como no ano passado as Bibliotecas Municipais de Oeiras aceitaram um convite da Clube de Leitura, para estar presente na Feira do Livro de Lisboa e dinamizar uma sessão aberta ao público em geral.
 
Esta sessão será dedicada ao livro "As primeiras coisas" de Bruno Vieira Amaral.
 
Contamos com a sua presença!
 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

As Bibliotecas Municipais de Oeiras no I Encontro Social

As Bibliotecas Municipais de Oeiras estarão presentes no próximo sábado, dia 31, no I Encontro Social da União das Freguesias, Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos  e Caxias, evento que já tinha tradição em Paço de Arcos e ao qual se pretende dar  continuidade.
O tema em debate será «Responsabilidade Social das Empresas/Organizações».
O evento realizar-se-á nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho (Dia Mundial da Criança) de 2014, no Parque dos Poetas e pretende criar um espaço de exposição, informação e animação, a dinamizar pelas instituições locais e que permita, simultaneamente, a divulgação de projectos locais, realização de Workshop’s temáticos e muita animação com grupos musicais, actividades desportivas, lúdicas e culturais.
As Bibliotecas de Oeiras estarão presentes no sábado, dia 31, pelas 15h00 com uma sessão de Contos com os contadores do Projeto Histórias de Ida e Volta , e uma Hora do Conto Viagens por Entrelinhas, seguida por uma oficina de expressão plástica .
 
Esperamos por si!



Formação Navegar em Segurança na Web


terça-feira, 27 de maio de 2014

Rita Vilela no H(á) Conversa com Escritores

 
 
 O H(á) Conversa com Escritores saiu fora de portas e levou, ontem,  Rita Vilela à EBI Sophia de Mello Breyner na Outurela. 
Rita começou a escrever há poucos anos, depois de ter lido O senhor dos Anéis, e ficado com vontade de criar também, um mundo fantástico, só seu. E assim nasceu o mundo mágico de Oníris. O primeiro livro da coleção que integra já, 3 volumes é As 7 cores de Oníris. Conta a história de Oníris, um mundo que foi oferecido por dois deuses aos seus sete filhos, que criaram para o povoar 7 raças diferentes, conforme a personalidade de cada um deles. As sete diferentes raças desentendem-se, começa a guerra e são separadas por grandes montanhas até que consigam superar as suas diferenças e recuperar a harmonia e unidade do seu mundo.
A escritora, psicóloga de formação inspira-se na sua vida e na de amigos, assim como em histórias que vai ouvindo para criar as suas personagens.
O ano passado iniciou a escrita de uma nova série de literatura fantástica com o livro, Os descendentes de Merlin - Os guardiães dos manuscritos mágicos.
As 7 cores de Oníris, acabou de ser editado em Banda Desenhada.
Prefere escrever, não de forma planeada, mas à medida que as histórias lhe vão surgindo.
Segundo a escritora, a melhor forma de motivar um jovem para a leitura é dar-lhe um livro que o ensine a sonhar.
 
Os blogs da Rita:
 
 

 

A ILHA - Exposição de Ilustração de YARA KONO, na Sala Infantil da Biblioteca Municipal de Carnaxide

 
 
 


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Conversas na Aldeia Global: Direitos e Deveres dos Cidadãos, por Mariana França Gouveia (Fundação Francisco Manuel dos Santos)

 
Na quinta-feira, 29 de maio pelas 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, contamos com Mariana França Gouveia, para uma conversa sobre os contributos da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) para o exercício de uma cidadania mais ativa e responsável através de plataformas como a PORDATA ou o Portal de Direitos e Deveres dos Cidadãos.
Nem todos os cidadãos conhecem bem os seus direitos e deveres. A complexidade do Estado de Direito é tal que faz com que muitos possam ser prejudicados pelo desconhecimento dos seus direitos ou que nem sempre tenham um comportamento adequado e conforme aos seus deveres. Neste debate, Mariana França Gouveia, membro do Conselho de Administração da FFMS, dá-nos a conhecer a missão desta instituição que se dedica a estudar, divulgar e debater a realidade portuguesa, tendo sempre presente o futuro da cidadania.

É licenciada em Direito (1997) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutorada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL). É desde 2003 professora da FDUNL. É autora, entre outras publicações, do «Curso de Resolução Alternativa de Litígios» e foi coordenadora científica do estudo Justiça Económica em Portugal, financiado pela Associação Comercial de Lisboa e pela FFMS.
Participe em mais uma Conversa moderada por Vasco Trigo.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento - 21 Maio 2014

No âmbito do protocolo de colaboração entre a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) e a UCCI (Union de ciudades capitales iberomarecinas) assinado a 7 de maio do corrente mês, foi acordado que as cidades assinalariam no dia 21 do corrente mês de maio, quarta-feira, o «Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento», com ações que promovem a aproximação entre os povos e as cidades de língua portuguesa e de língua espanhola. Assim, a Câmara Municipal de Oeiras (cidade Membro Associado da UCCLA), através das Bibliotecas Municipais de Oeiras, associa-se a esta iniciativa e promove um conjunto de atividades que procuram fortalecer e aprofundar as relações entre as cidades de língua oficial portuguesa e as cidades ibero-americanas, em benefício de ambas.
 
Entre as várias atividades, promovemos uma mostra bibliográfica de Autores da Literatura Ibero-Americana que permanecerá em exposição até ao final do mês.
 
Na Biblioteca Municipal de Carnaxide foram destacados doze autores ibero-americanos: António Lobo Antunes, Camilo José Cela, Carlos Drummond de Andrade, Gabriel García Márquez, Federico Garcia Lorca, Gonzallo Torrente Ballester, Javier Marias, Jorge Amado, José Saramago, Jorge Luís Borges, Julio Cortazar e Mario Vargas Llosa.

Livros Proibidos: Guião de Leitura

Pode consultar e descarregar aqui o Guião de Leitura da sessão dos Livros Proibidos que tem lugar hoje, 21 de Maio, sobre o livro "História Universal da Infâmia" de Jorge Luís Borges.


A próxima sessão é dia 18 de Junho, quarta-feira, às 21H30. A obra em análise é a "Canto Geral" de Pablo Neruda. Com Pedro Abrunhosa e a moderação de Nicolau Santos.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Livros Proibidos - Ciclo de Conversas



Dia 21 de Maio
Quarta-feira, 21H30
História Universal da Infâmia
com Pedro Mexia
Moderador: Ricardo Costa

Em Maio o projeto Livros Proibidos convoca um dos maiores vultos da cultura literária mundial: Jorge Luís Borges. A obra em análise é, justamente, História Universal da Infâmia, um livro sobretudo, polémico, mas também com episódios de censura. Desde logo em Portugal. Figura numa lista de 900 livros censurados pela polícia política do Estado Novo, elaborada por José Brandão e publicada pelo Expresso em 2012.
Jorge Luís Borges escreveu este conjunto de contos/relatos/biografias na sua juventude entre 1933 e 1934, dando a conhecer a história de vida de personagens que foram autênticos criminosos, assassinos e vigaristas ao longo dos tempos. Nascido em Buenos Aires, foi criado no Bairro de Palermo, num jardim e numa biblioteca de ilimitados livros ingleses. Borges pertence ao grupo de escritores que desde tenra idade tiveram a certeza de que os seus destinos iriam ser literários. Borges não é só um grande poeta, um fazedor e um verdadeiro mestre do conto, mas também um dos mais argutos e originais ensaístas do nosso tempo, sem esquecer a sua atividade de tradutor e antologista.
A voz do autor pela mão do escritor Pedro Mexia.
 
Próxima sessões
18 Jun, quarta-feira, 21H30
Canto Geral
Pablo Neruda
Com Pedro Abrunhosa
 
Informações
21 440 63 30

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Formação: "Leitura digital - introdução aos ebooks" na Biblioteca Municipal de Oeiras



Público-alvo: Jovens e adultos

Informações e inscrições: 214406340 | multimedia.bmo@cm-oeiras.pt

segunda-feira, 12 de maio de 2014

José Jorge Letria no H(á) Conversa com Escritores

 
 
Na passada sexta-feira, José Jorge Letria esteve na Biblioteca Municipal de Oeiras à conversa com duas turmas do 3º ano da EB1 Conde Ferreira.
Com mais de duas centenas de livros publicados, dos quais mais de metade são livros infanto-juvenis, José Jorge Letria é um dos autores de referência na literatura infanto-juvenil.
Começou por escrever poesia, o primeiro poema foi sobre a morte de sua avó, e a partir daí não parou de escrever.
O 25 de abril é o tema sobre o qual mais escreveu e foi precisamente este o dia mais feliz da sua vida, porque já não teria de ir para a guerra e deixar a sua mãe de quem era o principal suporte depois da morte do seu pai. E porque finalmente viveria em Liberdade.
Foi um dos poucos civis ao corrente do que iria acontecer nessa madrugada.
Por fim o autor mostrou as ilustrações que o seu filho, o ilustrador André Letria fez para alguns dos seus livros, nomeadamente, Versos de fazer ó-ó, Lendas do mar e Os animais fantásticos.
 
O próximo encontro será no dia 26 de Maio, com a escritora Rita Vilela na EBI Sophia de Mello Breyner.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ação de Formação "Ler Antes de Saber Ler" em Maio na Biblioteca Municipal de Algés


Informações e Inscrições: tel. 210977480/1, e-mail: marta.silva@cm-oeiras.pt

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Formação "Leitura Digital: introdução aos ebooks" em Carnaxide

No passado dia 30 de Abril realizou-se na Biblioteca Municipal de Carnaxide a acção de formação "Leitura Digital: introdução aos ebooks."
Nesta sessão pretendeu-se sensibilizar os participantes para a leitura digital e em especial para o formato ebook, procurando-se respostas para algumas questões: gosta de ler ebooks? tem um leitor de ebooks e precisa de ajuda? Quer saber onde pode encontrar ebooks?  Se quer saber mais então as acção é para si!



Esta acção está inserida no projeto "Ebooks e Leitura Digital: Oeiras a Ler" que as Bibliotecas Municipais de Oeiras estão a dinamizar desde 2013.

Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Em Maio os Grupos de Leitores estão de regresso às Bibliotecas Municipais de Oeiras para retomarem as suas conversas sobre livros, autores, personagens, histórias e leituras.

Este mês estamos a ler:

Biblioteca Municipal de Algés
George Orwell - 1984

 
Biblioteca Municipal de Carnaxide
Yann Martel - A vida de Pi

Biblioteca Municipal de Oeiras
George Amado - Capitães da areia