segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ana Drago nos Livros Proibidos




Dia 17 Fev., quarta-feira, 21H30
O Triunfo dos Porcos, de George Orwell
Com Ana Drago
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

O insuperável Animal Farm, de George Orwell é a obra que fecha, em Dezembro, a primeira edição do ciclo Livros Proibidos. Começamos, em Fevereiro, com a visão de Steinbeck sobre o totalitarismo capitalista e fechamos em Dezembro com a visão Orwelliana do totalitarismo estalinista.
Este romance satírico foi publicado na Inglaterra em 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, sendo proibido exatamente neste período pelo facto de Estaline ser um dos aliados Britânicos na luta contra o Nazismo. Contudo, e pelo forte pendor político, foi sempre alvo de censura em diversos países do mundo, nomeadamente, nos regimes comunistas.
Trata-se de uma parábola sarcástica da Revolução Russa de 1917 e dos seus resultados, procurando veicular uma reflexão: a de que o novo regime, o de Estaline, é tão tirânico como o seu percursor czarista e de que a Revolução Bolchevique, tal como a Revolução Francesa em 1789, acabariam depostas por novos ditadores! Uma crítica feroz ao poder e às culturas totalitárias, quer tenha o rosto de Napoleão, quer tenha o rosto de Estaline.
O autor pela voz de Ana Drago. A moderação é de Maria Flor Pedroso. Apareça.
 
Informações
21 440 63 30

Sem comentários: