quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O cante do Alentejo foi eleito património mundial da UNESCO

A UNESCO aprovou esta manhã em Paris, a inscrição do cante alentejano na lista representativa do património cultural imaterial da humanidade.
O cante é assim a terceira nomeação portuguesa a ser consagrada internacionalmente pela UNESCO, depois do fado em 2011, e da dieta mediterrânica em 2013 (candidatura apresentada em conjunto com Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia).
A candidatura do cante a património imaterial da UNESCO teve como promotores a Câmara Municipal de Serpa e a Entidade Regional de Turismo/Agência de Promoção do Alentejo. Independentemente da decisão que fosse tomada pela UNESCO, a candidatura criou uma dinâmica regional e local que, ao longo dos últimos anos,  trouxe uma vitalidade ao cante, contribuindo para o aparecimento de casas do cante e novos grupos, muitos deles compostos por jovens, e uma visibilidade mediática inédita. Existem atualmente mais de 150 grupos de cante no Alentejo.
A declaração da UNESCO constituiu uma enorme vitória e motivo de orgulho não só para o Alentejo, mas também para Portugal. E abre portas ao turismo através da criação de rotas culturais alentejanas e de casas dedicadas à preservação e promoção do cante.
 
Cante alentejano - Filme de candidatura à lista de património imaterial da humanidade UNESCO

 
 
 
 

Sem comentários: