segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Conversas na Aldeia Global: Estado de Guerra, por Clara Ferreira Alves

As Conversas na Aldeia Global retomam na quinta-feira, 2 de outubro, pelas 21h30, com a convidada Clara Ferreira Alves. A partir da sua obra Estado de Guerra, a autora da crónica Pluma Caprichosa (Expresso), apresenta-nos um retrato duro e objetivo do que se passa atualmente em Portugal e em boa parte do mundo.
«(...) O Estado de Guerra a que me refiro não é negativo, é libertador. Uma defesa de opiniões contra as opiniões contrárias. Tenho horror ao unanimismo e à censura, os garrotes da palavra e da lógica. E da voz. Porque a voz que argumenta deve ser livre e deve ter um estilo no ataque e no contra-ataque.»     
Sob o tema “O Futuro da Cidadania”, continuamos a convidar personalidades especializadas em diferentes áreas do conhecimento para estimular e ajudar na reflexão sobre a responsabilidade da sociedade civil em democracia.
Clara Ferreira Alves, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, continua a publicar jornalismo e ensaio no semanário Expresso, jornal onde foi crítica literária, editora e redatora principal. Entre 2000 e 2004 foi diretora da Casa Fernando Pessoa, onde refundou a revista Tabacaria. Em televisão, criou e apresentou vários programas culturais e participa nos programas de comentário político «O eixo do mal», na SIC Notícias, e «O que fica do que passa», no Canal Q.
Publicou também os livros Pluma Caprichosa, Passageiro Assediado (em co-autoria com Fernando Calhau), Mala de Senhora e Outras Histórias. É membro do júri do Prémio Pessoa e do German Marshall Fund em Portugal. Foi membro do Conselho Diretivo do CCB.

Esperamos por si!

Sem comentários: