quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Manutenção da Certificação da Qualidade nas Bibliotecas Municipais de Oeiras

Decorreu nos dias 28 e 29 de outubro de 2013 a Auditoria Externa ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implementado no Município de Oeiras e da qual resultou a Manutenção da Certificação, não tendo sido registadas Não Conformidades.
 
A Auditoria, realizada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, teve como âmbito da Certificação os processos da Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação, da Divisão de Desporto, do Departamento de Ambiente e Equipamento e do Departamento de Habitação.
 
De acordo com os Processos identificados no SGQ, foram auditadas as atividades desenvolvidas, os objetivos, indicadores e metas, os requisitos aplicáveis, a monitorização, dados e resultados obtidos, bem como a parte documental.
 
Como pontos fortes do Sistema de Gestão da Qualidade, foram identificados pela Equipa Auditora os seguintes aspetos:
- O grau de cumprimento do suporte documental apresentado;
- Boas práticas implementadas;
- Os Responsáveis e os Colaboradores contactados revelaram elevado conhecimento técnico, empenho e envolvimento na implementação do SGQ;
- Elevada taxa de satisfação de Clientes/Munícipes;
- Aplicações informáticas de controlo de gestão;
- Implementação do Modelo Integrado de Gestão que integra as GOP’s, SIADAP, SGQ e BSC;
- Metodologia de avaliação da eficácia da formação, cuja implementação foi consolidada em 2012.
 
Neste sentido, a Equipa Auditora recomendou a Manutenção da Certificação Qualidade, tendo em consideração o referencial aplicável (norma NP EN ISO 9001:2008).
 
Assim, terminada mais uma etapa do Ciclo de Certificação obtém-se o reconhecimento de que o desempenho do SGQ do Município de Oeiras continua a assegurar a melhoria contínua e o cumprimento continuado dos requisitos da norma de referência.
 
Obrigado pela vossa preferência!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Histórias com Cheirinho a Natal

No passado sábado tivemos histórias com cheirinho a Natal.



Construímos uma árvore de Natal com revista e botões e descobrimos  que com paciência todos podemos ser artistas...






Uma tarde divertida e bem passada, para o ano há mais.
Feliz Natal a Todos

sábado, 14 de dezembro de 2013

" Estrambólicos" estiveram na Biblioteca de Algés

Existem monstros estranhos, esquisitos e até um pouco assustadores, que habitam em pântanos, florestas ou simplesmente andam por todo o lado. Mas depois de os conhecermos melhor  passamos a acha-los fascinantes e percebemos que são simplesmente estrambólicos e até alguns parecidos connosco.
As histórias servem para "ginasticar" a nossa imaginação sendo mais fácil de criar.
Brincar com as palavras é a melhor maneira de as conhecer e poder aplicá-las, e foi isso que pais e filhos fizeram na Biblioteca Municipal de Algés.
E para nunca mais terem medo as crianças fizeram o seu próprio estrambólico.


 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O Natal por EntreLinhas

É Natal, é Natal...
Na Biblioteca de Algés
Há histórias de  neve, renas e estrelas a brilhar
Vamos lá começar,
Pois o Natal acabou de chegar.



Na Biblioteca Municipal de Algés dia 14 de Dezembro(Sábado) às 15.30h temos:
"Histórias com cheirinho... a Natal" Hora do Conto com atelier de Natal
Crianças dos 5 aos 8 anos acompanhadas pelos pais
Requer inscrição prévia
Telef. 21 097 74 80/1 infantil.bma@cm-oeiras.pt

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Livro e o Bebé: atelier para bebés dos 8 aos 12 meses, por Ana Mourato

A Biblioteca Municipal de Carnaxide acolhe no sábado 7 de dezembro, pelas 10h30, o atelier «O Livro e o Bebé». Dinamizado por Ana Mourato, tem como principal objetivo desenvolver junto dos bebés o prazer associado ao livro promovendo o desenvolvimento da linguagem, da relação e da organização cognitiva e emocional interna.
 
Público-alvo: Famílias com bebés dos 8 aos 12 meses

Informações e Inscrições:
Telf. 21.097.74.33 - e-mail: infantil.bmc@cm-oeiras.pt 

Viagens por EntreLinhas 2013/2014

O projeto Viagens por EntreLinhas continua mais um ano letivo a trabalhar com Creches, Jardins de Infância e Escolas do primeiro Ciclo.
Este projeto consiste em desenvolver um trabalho de parceria com com os professores e educadores com vista a incentivar a leitura, a promover a compreensão leitora e a desenvolvera a literacia.
Para tal são promovidas atividades em torno do livro e da leitura recreativa nos espaços das Bibliotecas de Algés e Carnaxide. O trabalho que é realizado procura, por um lado, dar a conhecer a Biblioteca às crianças, como um lugar de aprendizagem, de encontro e partilha de experiências, por outro, o de promover a iniciação ao livro e à leitura.
Boas Viagens por EntreLinhas!


 
Para mais informações e inscrições:
Biblioteca Municipal de Algés- Telef:21 097 74 80/81  infantil.bma@cm-oeiras.pt
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Telef: 21 097 74 30 infantil.bmc@cm-oeiras.pt


 

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O nosso Natal



O Natal na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Prova de Livros, por Maria Cristina Guiné: O Concurso de Enigmas

Cristina Guiné lança o livro intitulado «O Concurso de Enigmas», na Biblioteca Municipal de Carnaxide, no próximo sábado, 7 de Dezembro, pelas 16h00.
Trata-se da primeira obra da coleção “Os Exploradores” que procura contribuir para estimular a inteligência emocional desde a infância.
O «Concurso de Enigmas», é uma história divertida, breve e fácil de ler que cativa jovens mas também os mais crescidos. Sob o tema “Superar o fracasso”, este livro revela-nos a consolidação de autoestima que resulta de uma alteração na perspetiva com que as situações são emocionalmente sentidas. Mais que uma simples e emocionante história de entretenimento, o livro convida-nos a refletir sobre o que acreditamos ser verdade quando assumimos para nós próprios fracassos e limitações, e a transformá-los em oportunidades de aprendizagem.
Nesta sessão a autora dinamiza uma oficina de exploração de novas perspetivas e desafios com a finalidade de apoiar na consolidação da autoestima, destinada a crianças e jovens dos 7 aos 12 anos.