sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Sorriso da Diferença, ser Diferente Também é Bom

Durante o período em que está patente a exposição O Sorriso da Diferença, ser Diferente Também é Bom, o Espaço Infantil da Biblioteca Municipal de Carnaxide acolhe visitas guiadas realizadas pelo Presidente da Casa do Chapim, Dr. Francisco O'Neill.
Ao longo da visita é apresentada a missão da associação e alguns aspetos sobre as dificuldades das pessoas portadoras de necessidades especiais, nomeadamente, a legislação dedicada à inclusão e adaptação ao trabalho, as exigências em termos de acessibilidades nos espaços e edifícios, a formação e orientação profissional, entre outra informação especializada. Em síntese, contributos para divulgar junto dos jovens a importância do desenvolvimento de competências socio-emocionais e em adotar valores de cidadania e comportamentos de inclusão social.
Hoje, dia 25 de outubro, contamos com a visita de alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco -11.º Ano (Agrupamento de Escolas de Carnaxide) e do Colégio Campos de Flores - 12.º Ano (Almada).
 
 
 
 
 
A exposição não tem, de facto, uma mensagem clara, uma temática bem definida ou é de fácil acesso… Não existem legendas objetivas nas fotos e as mensagens são gerais… Pois é exatamente assim que a maior parte das pessoas portadoras de necessidades especiais se sentem, num mundo muito pouco voltado para a Diferença.
Muitas pessoas não têm a noção das significativas dificuldades que as pessoas portadoras de apoio especial sofrem no seu dia-a-dia: seja nas vias públicas, nos parques de estacionamento, nos acessos a edifícios públicos e de lazer, nas relações interpessoais, nas oportunidades de formação e de trabalho.
Convidamo-lo a vir a visitar Uma exposição única que apela aos valores do coração.

Sem comentários: