quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conversas na Aldeia Global: Crónicas dos Dias do Lixo, por José Pacheco Pereira

José Pacheco Pereira participa nas Conversas na Aldeia Global de Outubro para uma conversa acerca da sua mais recente obra «Crónicas dos Dias do Lixo» e os problemas em redor dos dias difíceis que estamos a vivenciar. O encontro está marcado para quarta-feira 23 de outubro, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

A crise tem suscitado a publicação de livros sobre a crise social e económica que caracteriza os tempos atuais e o caminho que Portugal percorreu política e financeiramente nos últimos anos. Numa edição da Temas & Debates/Círculo de Leitores, José Pacheco Pereira reúne os textos dos «dias do lixo» recolhidos entre 2010 e meados de 2013. Foram publicados no Público, na Sábado, no blogue Abrupto, e alguns são versões integrais pela primeira vez divulgadas e inéditos, refletindo a situação de crise das dívidas soberanas portuguesa/europeias numa obra a não perder.


É autor de várias obras, entre as quais se pode destacar a biografia de Álvaro Cunhal. Coordena e prefacia livros sobre Política, Sociologia e História e tem três blogs (Abrupto, EPHEMERA – Biblioteca e Arquivo e Estudos sobre o Comunismo). Foi professor na Universidade Autónoma de Lisboa e é docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). É membro de várias academias científicas e também colaborador de revistas especializadas.

José Pacheco Pereira é um entusiasta do livro e possui uma extensa biblioteca privada, na sua casa da Marmeleira, com milhares de livros, onde guarda o material recolhido sobre os movimentos marxistas-leninistas e radicais publicados até ao fim dos anos 70 do século XX.

 

Sem comentários: