quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Conversas na Aldeia Global: Potencial Económico da Língua Portuguesa, por Luís Antero Reto

As Conversas na Aldeia Global retomam em setembro e contam com a participação do atual reitor do ISCTE, Luís Antero Reto, que virá debater e discutir o valor económico da língua portuguesa. Enquanto língua de comunicação internacional, o português tem sido uma língua privilegiada, ocupando um lugar cimeiro na classificação das línguas mundiais. É a quarta mais falada no mundo, como língua materna, e regista uma das taxas de crescimento mais elevadas, na Internet, nas redes sociais, na produção de artigos e revistas científicas e na aprendizagem como segunda língua, adianta o estudo da autoria dos investigadores José Paulo Esperança, Luís Antero Reto, Mohamed Azzim Gulamhussen, Fernando Luís Machado e António Firmino da Costa, num trabalho financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
O encontro com o público, de entrada livre, é moderado por Vasco Trigo e tem lugar na quinta-feira, dia 26 de setembro, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.
Luís Antero Reto é Professor Catedrático do ISCTE (2003) e doutorou-se em Psicologia Social pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Louvain-la Neuve (Bélgica), 1991. Reitor do ISCTE desde dezembro de 2009, foi Presidente desta instituição entre 2005 e 2009 e é, desde 2005, Presidente do CEEPS/CIRIEC Portugal - Centro de Estudos de Economia Social (desde 2005).
Entre outros cargos, foi Diretor do ISPA entre 1979 e 1985, do qual foi fundador e presidente da Direção e docente no ISPA entre 1978/79 a 1986/87. Tem vários livros e artigos publicados, além da coordenação do volume Potencial económico da língua portuguesa (Edições Leya, 2012), Porque nos matamos na estrada... e como o evitar, (Editorial Notícias, 2003), Vox Populi (Bertrand, 2002), O Terceiro sector em Portugal: Delimitação, caracterização e potencialidades (Edição do INSCOOP, 2001), entre outros.
 


Sem comentários: