quarta-feira, 17 de julho de 2013

12º Aniversário da Biblioteca Municipal de Algés... um dia de festa na biblioteca!

No passado dia 13 de Julho a Biblioteca Municipal de Algés comemorou o seu 12º aniversário no espaço do Palácio Ribamar. Depois de 33 anos a funcionar no Palácio Anjos, em 2001 a Biblioteca Municipal de Algés mudou-se para as actuais instalações ganhando assim novos espaços, serviços e mais visibilidade junto da comunidade.

Como forma de assinalar este dia especial a equipa da Biblioteca Municipal de Algés preparou um conjunto de actividades destinados aos nossos utilizadores e para todos os públicos.

Durante os meses de Julho e Agosto pode ser visitada uma pequena exposição comemorativa dos 12 anos da Biblioteca Municipal de Algés. A exposição "12 anos, 12 fotos" pretende mostrar as mudanças ocorridas na Biblioteca entre o Palácio Anjos e o Palácio Ribamar e realçar o impacto da instalação desta biblioteca no espaço actual.








Este dia começou logo de manhã com uma sessão de hora do conto sobre o livro "História do Livro Activo". Numa sessão cheia de mensagens sobre o nosso amigo livro. A autora, Conceição Areias, dramatizou a história deste livro dando a conhecer as vantagens e mais-valias deste objecto do quotidiano: "Era um livro com esperança, Em cima de uma prateleira. Para dar alegria a uma criança: Desafiou-a para a brincadeira."

 

A nossa festa de aniversário continuou durante a tarde com 2 actividades: uma destinada às famílias e outra destinadas ao público adulto.

Ao início da tarde aprendemos a fazer uma tarde de mamute. Depois de uma hora do conto sobre o livro "A tarde de mamute"  (autor: Jeanne Willis, ilustrador: Tony Ross), seguiu-se um atelier de culinária onde ficamos a conhecer melhor a receita para fazer uma tarde de mamute e a razão porque Og queria caçar o mamute.
No final todos os participantes levaram a receita da tarde de mamute bem guardada num frasco decorado.


 



Quase ao mesmo tempo decorrida a apresentação do livro "Revolução paraíso" de Paulo M. Morais. 
Neste livro o autor alterna realidade e ficção, num romance que nos transporta aos agitados dias da pós-revolução: o retrato de um país que, entre o PREC e as eleições livres, procura um novo rumo. Numa sessão de conversa e diálogo Paulo M. Morais falou-nos sobre a escrita deste romance que teve como ponto de partida uma selecção de recortes de imprensa da época herdada da avó e que o levaram a escrever sobre este importante período da história recente nacional. Mais interessado em descrever o período do PREC através de personagens comuns e que faziam parte do quotidiano da Lisboa do que das elites e das grandes figuras da história, o autor apresenta-nos um retrato acessível, claro e descomprometido dos acontecimentos.





Para terminar o dia em grande, e porque aniversário a sério tem de ter um bolo, cantámos os parabéns à Biblioteca Municipal de Algés e desejámos muitas felicidades e muitas anos de vida!





  
Para todos os que vieram comemorar o nosso aniversário tínhamos preparada uma surpresa! Um presente especial para todos os amigos da bibliotecas! Um Livro!





Já a caminho do 13º aniversário... para o ano há mais!
Ficamos à sua espera nas nossas actividades e vamos preparar novas surpresas e um novo bolo de aniversário.

Sem comentários: