quinta-feira, 13 de junho de 2013

Efemérides: 125 Anos do Nascimento de Fernando Pessoa (1888-1935)

No dia 13 de Junho celebram-se os 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa. Provavelmente o autor português mais traduzido, deixou inédito um extenso legado que só progressivamente tem sido dado a conhecer ao público, fruto do dedicado, persistente e paciente trabalho de gerações de pessoanos. Muito se tem publicado, desde o trabalho pioneiro de Adolfo Casais Monteiro, em 1942, mas a análise atenta do espólio de Pessoa (cerca de 27.000 documentos à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal) ainda permite (e irá permitir) ocasionais descobertas de materiais inéditos, sejam textos poéticos, de ensaio, ou pensamentos soltos.



Se em grande medida viveu para a escrita, as circunstâncias nunca lhe permitiram viver da escrita, de que é sintomática a forma como, em Março de 1935 - o ano da sua morte - se autodefine: “A designação mais própria será «tradutor», a mais exacta a de «correspondente estrangeiro em casas comerciais». O ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação.
A Hemeroteca Digital preparou um álbum de recortes de imprensa cuja recolha incidiu em 4 momentos chave: a publicação da Mensagem, em 1934, e a candidatura, com este livro, ao prémio do Secretariado de Propaganda Nacional; a morte de Pessoa, em 30 de Novembro de 1935; o cinquentenário da morte, em 1985; e o centenário do nascimento, em 1988.
O resultado deste levantamento pode ser consultado aqui.

Fonte: Hemeroteca da CML
 
Consulte também os documentos sobre Fernando Pessoa disponíveis nas Bibliotecas Municipais de Oeiras.

Sem comentários: