terça-feira, 4 de junho de 2013

Caligrafias do Mundo - Ler na era da Técnica







No âmbito do Festival Oeiras a Ler, previsto para o dia 22 de Junho, no Parque dos Poetas terá lugar uma de muitas iniciativas que irão marcar um dia diferente...

Caligrafias do Mundo
Ler na era da Técnica
Gruta de Camões
16H30
com a participação de:
Francisco José Viegas, Gonçalo M. Tavares e Luís Cardoso
Moderação: José Eduardo Agualusa


Uma conversa sobre a utilidade do livro e da leitura no nosso tempo. O futuro da leitura. É velha a discussão sobre o impresso versus digital que divide opiniões no mundo editorial. Sejam jornais ou livros, o crescimento das medias digitais causou uma mudança de hábito em boa parte dos leitores por todo o mundo, tirando a "exclusividade" da informação que antes era passada através do papel. Por mais que a sensação de ler o bom e velho livro impresso ainda seja perservada por muitos leitores, outra boa parcela deles prefere ler online. Os e-books tornaram-se boa alternativa. Um dos grandes motivos que levam as pessoas a optarem pelos livros digitais é a facilidade em encontrar uma infinidade de livros e autores na Internet. Cada vez mais o download de e-books é feito com autorização de autores e editoras, que já entenderam o poder da Internet e adotaram a estratégia de conviver com ela.

Os livros digitais vão acabar com os impressos? Difícil de responder. São suportes diferentes. Para os leitores, o digital é seguramente mais uma fonte de informação, uma gigantesca biblioteca virtual à sua espera. A Internet, essa imensa autoestrada de informação trouxe uma realidade nova e múltiplos desafios no que respeita à questão da organização do conhecimento e à forma como nos movemos nessa teia de redes. O leitor é o mesmo. Apenas se move de forma diferente.

Estas e outras questões serão debatidas e partilhadas com o público leitor. Pela voz dos nossos autores convidados e com a mestria e qualidade literária de José Eduardo Agualusa.

Apareça. Venha celebrar a vida...

Sem comentários: