segunda-feira, 8 de abril de 2013

Conversas na Aldeia Global: Julgamento - Uma Narrativa Crítica da Justiça, por Laborinho Lúcio

Laborinho Lúcio é o convidado da próxima sessão do 8º ciclo de "Conversas na Aldeia Global", para uma conversa em redor do seu livro «Julgamento - Uma narrativa crítica da Justiça».
O encontro com o público, moderado por Vasco Trigo, tem lugar na quarta-feira, dia 10 de abril, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.
O antigo ministro da Justiça reflete acerca das reformas do sector da Justiça, com base no livro que «é o produto de uma memória propositadamente não elaborada, sem trabalho de reconstituição, escorrendo em palavras a partir de uma mistura de lembranças e de esquecimentos, desprendida do rigor das provas, alheada dos documentos, dispensada de graves desígnios de certeza como fundamento de uma razão que se quer ver reconhecida. (...) Sem preocupações científicas, falando para gente comum, este livro de restos procura a justiça seguindo o trilho deixado pelas pegadas de muitos. (...) Num constante recomeço. Tudo na ilusão, apenas, da justiça.»
Álvaro Laborinho Lúcio é Juiz Conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça. Desempenhou diversos cargos, entre os quais o de ministro da Justiça, ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, secretário de estado da administração Interna, deputado à Assembleia da República, Procurador-Geral Adjunto, delegado do Procurador-Geral da República, diretor da Escola de Polícia Judiciária e diretor do Centro de Estudos Judiciários.
Refira-se que no 8º ciclo de "Conversas na Aldeia Global", da Câmara Municipal de Oeiras, são convidadas personalidades de vários domínios de atividade para uma reflexão sobre a nossa história, criatividade, cultura, ciência e religião, cidadania, sistemas políticos, modelos de desenvolvimento e conhecimento. Em suma, contributos para uma confiança mútua e ingredientes essenciais para fazer lembrar que vale a pena conhecer e valorizar este país.

Sem comentários: