quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Itinerância da Exposição de Ilustração "A Casa Branca" -





Desde 14 Janeiro deste ano, está em curso a itinerância da exposição de ilustração A Casa Branca, de Sophia de Mello Breyner Andresen por 8 escolas do Concelho de Oeiras: EBI Miraflores, EBI S. Bruno, EBI/JI Sophia de Mello Breyner, EBI Joaquim de Barros, EBI João Gonçalves Zarco, EBI/JI Porto Salvo, EBI/JI Gomes Freire de Andrade, EBI/JI Cesário Verde.
Em torno da exposição estão a decorrer, em contexto escolar, um conjunto de oficinas centradas na obra infanto juvenil de Sophia e no universo criativo que dela emana. Trata-se de um conjunto de atividades que procuram fomentar o gosto pelas obras exploradas e pela leitura, através de estímulos e da atmosfera oferecidos pela exposição. Será, por isso, efetuado um percurso por 8 escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância materializando a metáfora escolhida como caminho de leitura da obra de Sophia: 8 Contos, 8 Ilustradores, 8 Escolas.
Em cada uma das 8 escolas, durante o período de permanência da exposição na respetiva Biblioteca Escolar, serão realizadas 2 oficinas, destinadas aos alunos do 1º Ciclo e Jardins de Infância. Estas oficinas passam por 3 ações sequenciais Ver, pensar e fazer, cuja dinamização é da Madalena Marques e André Letria.
Através da linguagem teatral os participantes são transportados pelo universo poético de Sophia. Mergulham depois na descontrução/construção de conceitos como a poesia e a ilustração. Por fim, constroem maquetes de cenários a partir dos 8 livros presentes na exposição: A Menina do Mar, A Fada Oriana, O Cavaleiro da Dinamarca, A Árvore, O Rapaz de Bronze, A Noite de Natal, o Bojador e A Floresta.

Desde o início desta iniciativa temos procurado trilhar um caminho de dinamização e incentivo da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, desde a Exposição de Ilustração, ao Ciclo de Conversas "Que Língua Falam os Poetas?", cuja próxima sessão é já amanhã, dia 15 de Fevereiro, às Oficinas nas Escolas e outras performances.




 
 
 
 
 
Esteja atento ao programa. A poesia anda por aqui!




Mais informações
21 440 63 30
ana.jardim@cm-oeiras.pt

Sem comentários: