quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Teresa Lopes Vieira no H(á) Conversa com Escritores





O H(á) Conversa com Escritores saiu novamente fora de portas e levou a escritora Teresa Lopes Vieira à EB23/S Aquilino Ribeiro em Talaíde.
Teresa nasceu em Lisboa em 1984. Licenciou-se em Direito, tendo posteriormente dedicado o seu tempo à escrita e à formação a esse nível. As viagens tiveram um papel muito importante no seu percurso literário. Durante sete meses viajou sozinha pela América Latina, onde visitou a Colômbia, o Equador, a Venezuela, a Argentina e o Uruguai. Foram os três primeiros países que a inspiraram na escrita do seu primeiro livro Os diários da Mulher Peter Pan. Diana leva uma vida monótona até partir para uma viagem de negócios no Uruguai onde depois de sofrer um grave acidente é salva por uma tribo da Amazónia. Também a escritora viveu com uma tribo na Amazónia. Essa foi uma das experiências que partilhou com as três turmas que a ouviam atentamente. O seu segundo livro Gato Persa Social Club publicado em 2012, foi escrito depois de uma viagem a Amesterdão e ao Cairo. Passado entre essas duas cidades trata vários temas polémicos: a emigração, os casamentos de conveniência, a busca da identidade cultural e a perda das origens.
Foram muitas as perguntas feitas pelos estudantes. Teresa foi passando fotos das suas viagens enquanto conversava com os alunos sobre os seus romances e a importância da leitura nas suas vidas futuras.

O próximo encontro será no dia 16 de Março com a escritora Luísa Moniz na mesma escola.

Até lá!

Sem comentários: