quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Paulo Moreiras no Café com Letras

HOJE, na Biblioteca Municipal de Algés, às 21h30, Carlos Vaz Marques conversa com Paulo Moreiras.

Paulo Moreiras nasceu em 1969 na cidade de Lourenço-Marques, actual Maputo, em Moçambique. Em 1974 Mudou-se para Portugal.

Teve o desejo de fazer cinema de animação, apaixonou-se pela banda desenhada e experimentou as fanzines. Começou a publicar poesia em edições artesanais em 1994, meio que utilizou também para publicar prosa, textos humorísticos e banda desenhada. Colaborou em diversos periódicos, principalmente na imprensa regional, publicando crónicas, poesia e contos.

O seu primeiro romance intitulado “A Demanda de D. Fuas Bragatela” foi publicado em 2002 ao qual se seguiu “Do Obscuro Ofício”, um livro de poesia, em 2004 e no ano de 2006 o ensaio “Elogio da Ginja” com fotografias de Paulo Cunha, livro com o qual recebeu recebeu dois prémios Gourmand para Melhor Livro Temático de Gastronomia e Melhor Fotografia de Livro de Gastronomia. Em 2010 foi novamente agraciado com um Prémio Gourmand, desta vez na categoria “Best Culinary History Book” com o romance “Os Dias de Saturno” publicado em 2009.

Escreveu também uma série de opúsculos em colaboração com o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional: o BI da Cereja e da Ginja (2007), o BI do Palito (2007), o BI do Tremoço (2008), o BI da Perdiz (2009) e o BI da Morcela (2010).

O seu mais recente romance, “O Ouro dos Corcundas” publicado no final de 2011, desenrola-se em plena guerra entre Absolutistas e Liberais e conta a saga de um herói anónimo que, por amor, mudou a História de Portugal.

Hoje, às 21h30, vai estar à conversa, na Biblioteca Municipal de Algés, com Carlos Vaz Marques e com todos aqueles que com eles quiserem partilhar um serão à volta dos livros.

Entrada Livre!

Consulte os livros da Paulo Moreiras disponíveis no nosso catálogo: aqui

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Olhos de Gigante, Coração de Pássaro



Espetáculo A Cor da Língua
9 de Março, sexta-feira, 21H30
Biblioteca Municipal de Oeiras
Sala de Leitura

No próximo dia 9 de Março, pelas 21H30, terá lugar na Sala de Leitura da Biblioteca Municipal de Oeiras, a apresentação pública do projecto Olhos de Gigante, Coração de Pássaro. Trata-de de um projeto que surgiu no âmbito da candidatura da Câmara Municipal de Oeiras (através da Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação) ao Programa de Apoio a Projetos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e que mereceu o seu apoio.
Esta iniciativa tem como objectivo promover e divulgar o universo da poesia portuguesa - da tradição oral à poesia contemporânea. Intenção que não é inocente tendo em conta o investimento que a Câmara Municipal de Oeiras tem realizado, tanto em matéria cultural como a nível patrimonial de que é exemplo incontornável um equipamento arquitetónico único que é o Parque dos Poetas, cuja segunda fase está já em curso. Por outro lado, este grande evento surge, igulamente, como resultado do caminho que tem vindo a ser empreendido pela Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras no que respeita ao desenvolvimento do Programa Municipal de Promoção da Leitura Oeiras a Ler.
O projeto tem a duração de 24 meses e é constituído por uma diversidade de iniciativas e atividades que serão desenvolvidas e levadas a cabo durante o ano de 2012 e 2013 com múltiplas abordagens.
Para assinalar este momento e após a apresentação do projeto está, ainda, prevista a realização do espetáculo A Cor da Língua, pela ACERT - Trigo Limpo, Associação Cultural e Recreativa de Tondela.

Apareça. A poesia anda por aqui!


Consulte o programa



Entrada gratuita

INFORMAÇÕES
Biblioteca Municipal de Oeiras
21 440 63 30, olhosdegigante@cm-oeiras.pt

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dia Aberto_M@iores23


No próximo dia 28 de Fevereiro, a Universidade de Lisboa abre as suas portas ao público Maiores de 23. Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Formação ao Longo da Vida que visa aproximar o público adulto do meio universitário, procurando simultaneamente dar respostas a algumas das questões e dúvidas: Como retomar os meus estudos? Que curso escolher? Como vai ser a minha adaptação? É já tarde para começar? É possível conciliar um percurso académico com o meu trabalho? Como (re)orientar a minha carreira? Como aceder à UL? Como organizar o meu percurso académico? Que apoios oferece a UL? Como valorizar a minha experiência?


O percurso não convencional seguido e a vontade de dar início ou continuidade a um projeto de formação universitária exige o mais completo esclarecimento tanto do candidato como dos técnicos que, de diferentes formas, podem orientar neste projeto.


Mais informações e inscrições em Dia Aberto na UL

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A passagem de uma barcaça no Mékong

O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide, nas sessões de Fevereiro, abordou o livro O Amante, de Marguerite Duras, obra parcialmente autobiográfica da escritora.

“Escrevi muito sobre esta gente da minha família, mas quando o fazia eles ainda eram vivos, a mãe e os irmãos, e escrevi à volta deles, à volta dessas coisas sem ir ao centro delas.”
“A história da minha vida não existe. Isso não existe. Nunca há um centro. Não há caminho, nem linha.”

Comparámos naturalmente o livro e o filme e como o colega Pereira disse:
Acontece que, por muito que os realizadores se esforcem, há qualquer coisa que só o livro nos pode dar,

"Um cheiro de caramelo invade o quarto, o cheiro dos amendoins torrados, das sopas chinesas, das carnes assadas, das ervas de cheiro, do jasmim, do pó, do incenso, do lume de carvão, o fogo transporta-se aqui em cestos, vende-se na rua, o cheiro da cidade é o das aldeias do mato da floresta."

Germán Sánchez Ruipérez

 
Faleceu Germán Sánchez Ruipérez aos 85 anos de idade em Salamanca. Presidente e fundador da Fundação a que deu nome. Dedicou a sua vida à promoção da leitura e do livro.

Ver mais em:

 http://www.lecturalab.org/

http://www.fundaciongsr.com/story.php?id=238

http://www.fundaciongsr.com/index.php

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Formação destinada a todos os que pretendem utilizar as potencialidades da Internet na procura de emprego, explorando páginas de ofertas de emprego ou estágios, conselhos úteis de optimização de CV ou desempenho nas entrevistas.

Esta acção de formação é gratuita.

Informações e Inscrições:
Espaço Multimédia
e-mail: multimedia.bmc@cm-oeiras.pt
Telf. 210 977 432

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Conversas na Aldeia Global: A crise do direito é a menor das crises?

Partindo da consciência do estado de crise, António Manuel Hespanha propõe-se fazer uma análise retrospetiva sobre como o direito está perigosamente em crise.
Não apenas porque a justiça o esteja (em que é que o está, sobretudo?). Mas porque, na aflição da necessidade, da oportunidade, da competitividade, perdem-se os valores da constitucionalidade e da legalidade. Não é que estes valores sejam garantes de uma vida boa e justa para todos; mas, apesar disso, são sinais antigos da nossa maneira de viver a política e, além disso, é melhor uma legalidade duvidosa, do que não ter legalidade nenhuma. Porque, quando não se tem legalidade nenhuma, tem-se a legalidade do mais forte.
António Manuel Hespanha nasceu em 1945, em Coimbra. Professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (História do Direito, Teoria do Direito), Investigador Honorário do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professor ou investigador visitante em várias instituições universitárias portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Espanha, França, Alemanha, Itália, Noruega, Suécia, Suiça, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, México, China, Índia). Ex-membro dos Conselhos Científicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal), Maison des Sciences de l’Homme. Director do CEDIS, Centro de Estudos sobre Direito em Sociedade, da FD-UNL e ex-membro estrangeiro eleito do Conseil National pour la Recherche Scientifique (França). Ex-Presidente do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia (área de Ciências Sociais e Humanidades) e Prémio Universidade de Coimbra 2008.
É autor de vários livros e artigos sobre história moderna, história do direito e teoria do direito e vai estar na Biblioteca Municipal de Oeiras, quinta-feira, 16 de Fevereiro, pelas 21H30, numa Conversa moderada por Vasco Trigo.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Café com Letras em revista

João Tordo foi o convidado da primeira sessão do Café com Letras de 2012. Na Biblioteca Municipal de Oeiras, na presença de cerca de 60 pessoas, o autor conversou com Carlos Vaz Marques e com o público.

Para ver, ou rever, aqui fica o vídeo com os minutos iniciais.



Todos os vídeos do Café com Letras em: http://www.youtube.com/playlist?list=PL1F2F4387603DB11F

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Chocolate no Grupo de Leitores de Carnaxide

O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide escolheu, para 2012, livros que deram origem a filmes e a escolha de Janeiro recaiu no livro Chocolate, de Joanne Harris.


“Viemos com o vento de Carnaval. Um vento morno para Fevereiro, carregado dos cheiros quentes e gordos de panquecas e salsichas a fritar e waffles polvilhadas de açúcar (…) “
E é neste ambiente que chega Vianne Rocher e sua filha Anouk à aldeia de Lansquenet-sur-Tannes. Vianne pensa montar uma Chocolataria com o nome de “la Céleste Praline” e essa vaga de sabores e aromas, presente em todo o livro, é visto como um desafio à autoridade.


“ – Chocolate quente, por favor. – Sentou-se confortavelmente ao balcão, falando com os copos vazios que eu ainda não tivera tempo de arrumar.
– Com certeza. – Não lhe perguntei como o queria tomar, mas trouxe-lho com lascas de chocolate e chantili, ladeado por dois caramelos.”

Em Fevereiro o livro escolhido é O Amante , de Marguerite Duras, ainda vai a tempo de se juntar ao nosso grupo.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Grupos de Leitores nas Bibliotecas Municipais de Oeiras

Em Fevereiro as sessões dos Grupos de Leitores regressam às Bibliotecas Municipais de Oeiras para retomarem as suas conversas sobre livros, autores, personagens, histórias, sensações e leituras.

Este mês estamos a ler:

Biblioteca Municipal de Algés
Ferreira de Castro - A Selva














Biblioteca Municipal de Carnaxide
Marguerite Duras - O Amante










Biblioteca Municipal de Oeiras
Virginia Woolf - As Ondas


Infoliteracia em Fevereiro

No mês de Fevereiro, a Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras apresenta uma oferta diversificada de formação e ações "Infoliteracia" destinadas à aprendizagem das literacias digitais e de informação nas modalidades de acesso, avaliação, aplicação e organização em diferentes contextos, como seja:

Internet Segura

Dar a conhecer aspetos gerais a ter em conta para uma navegação segura na Internet, nomeadamente, questões de segurança no computador, informação sobre os perigos e cuidados de prevenção, sua relação com redes sociais como o Facebook, os blogues,os telemóveis, os vírus, os chats e IMs, o Peer-to-Peer, o correio eletrónico, o Cyberbullyng e Phishing. Para jovens a partir dos 10 anos. Biblioteca Municipal de Carnaxide - 10, 17 e 24. Sextas. 10h00 às 13h00

Na semana entre 6 e 18 de Fevereiro, as Bibliotecas Municipais de Oeiras associam-se às celebrações do Dia Europeu da Internet Segura (7 de Fevereiro) e, em articulação com as atividades programadas para o 1º e 2º ciclos, nomeadamente, Visitas à Biblioteca, Feiras de Contos ou Viagens por Entre Linhas, promovem e divulgam conteúdos sobre o tema disponíveis nas páginas da Rede de Espaços Internet e Internet Segura.

Uma Incrível Aventura à Volta do Mundo com o Google Earth
A partir da exploração do livro de Clive Gifford, os jovens leitores partem numa viagem cheia de desafios e de quebra cabeças, de objetos para identificar e de locais para explorar com a ajuda do Google Earth. Nesta aventura na Biblioteca, prepara-te para passear pelas ruas de Nova Iorque ou de Londres, visitar paisagens incríveis e conhecer monumentos famosos de todo o mundo. Para crianças dos 9 aos 12 anos. Biblioteca Municipal de Carnaxide. Segundas 10h00 às 13h00
Iniciação à Internet e Pesquisa de Informação
Para quem pretende dar os primeiros passos na Web, dotando os formandos de competências de navegação, pesquisa e utilização de funcionalidades e recursos de informação na Web. Biblioteca Municipal de Carnaxide - 09 e 23. Quintas. 16h00 às 19h00
Pesquis@ de Emprego
Formação destinada a todos os que pretendem utilizar as potencialidades da Internet na procura de emprego, explorando páginas de ofertas de emprego ou estágios, conselhos úteis de otimização de CV ou desempenho nas entrevistas. A sessão é realizada em articulação com o Gabinete de Inserção Profissional de Carnaxide, acolhendo também o grupo de formandos da ação dedicada às Técnicas de Procura de Emprego. Biblioteca Municipal de Carnaxide - 22. Quarta. 15h00 às 18h00
Contactos e informações nos Espaços Multimédia das BMO: e-mail - multimedia.bmo@cm-oeiras.pt Telf. 21.440.66.96 (BMO); e-mail: multimedia.bmc@cm-oeiras.pt Telf.21.097.74.32 (BMC); e-mail: multimedia.bma@cm-oeiras.pt Telf. 21.097.7483 (BMA)
Inscrições gratuitas!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Filipe Faria na Biblioteca Municipal de Carnaxide

O escritor Filipe Faria, esteve ontem, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, para mais um H(á) Conversa Com Escritores.
A conversa decorreu de modo informal, com três turmas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, que durante duas horas partilharam com o autor o fantástico mundo de Allaryia.
Filipe, grande admirador de Tolkien, começou a pensar no seu primeiro livro A Manopla de Karasthan, aos 12 anos, a escrevê-lo aos 16 e publicou-o aos 20. Ganhou o Prémio Branquinho da Fonseca, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e o jornal Expresso.
A coleção As crónicas de Allaryia tem sete volumes. O escritor já está a escrever outro livro, ainda no segredo dos deuses, que será lançado na Feira do Livro de Lisboa.
O próximo H(á) Conversa com Escritores será na Biblioteca de Oeiras, dia 12 de Março, às 10h30, e contará com a presença da escritora Rosabela Afonso e a ilustradora Carmo Pólvora.
Até lá!