sexta-feira, 6 de julho de 2012

AQUI HÁ CIÊNCIA! : WORKSHOPS para professores e educadores de infância


O projeto Aqui há Ciência! visa a promoção da literacia científica junto do pré-escolar e do 1.º Ciclo das EB1/JI do Alto de Algés e de Porto Salvo nos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013. Trata-se de um projeto promovido pelo Município em parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e pelo Instituto Superior Técnico (IST) e cofinanciado pelo QREN.
No âmbito deste projeto estão a ser desenvolvidas ações de formação para professores do 1.º ciclo do ensino básico e educadores de infância através das quais se pretende capacitar estes profissionais para o desenvolvimento de atividades experimentais integradas na componente letiva. A execução destas atividades suporta-se na implementação da metodologia Inquiry Based Learning que se apoia nas práticas de ensino experimental e obriga à construção de sequências de exploração pedagógica de temas com planos de aulas, guiões para professores e de utilização de materiais.

A transposição dos conteúdos da formação para as salas de experiências é apoiada por investigadores do IGC e do IST que apoiam os docentes e asseguram a correta manipulação de materiais de laboratório, reagentes e de conhecimentos procurando garantir o progresso na utilização da linguagem científica, na formulação do raciocínio e na aquisição de conhecimentos sobre os fenómenos naturais.

Para assinalar o termo do primeiro ano de execução do Aqui há Ciência! realiza-se no dia 11 de julho um conjunto de workshops animados pelos docentes beneficiários das ações de formação do Projeto que apresentarão e partilharão com os seus pares os conhecimentos e as novas práticas de trabalho experimental. Trata-se de workshops de professores e de educadores de infância para colegas professores e educadores de infância das escolas do concelho.

Local: EB1/JI Alto de Algés (Agrupamento de Escolas de Miraflores), Rua Vítor Duarte Pedroso, 1495-126 Algés | 38º 42’ 31.74569’’ - 14’ 2.82491’’
Destinatários: Educadores de infância e professores do ensino básico.
Ingresso: sujeito a inscrição prévia. Gratuito.
Inscrições: até o dia 9 de Julho, através de envio da ficha de inscrição para
projetoaquihaciencia@cm-oeiras.pt
Para mais informações contactar o Departamento de Educação através de 21 440 85 33 |www.educacao.cm-oeiras.pt | Programa | Ficha de inscrição

Sem comentários: