sexta-feira, 8 de junho de 2012

Conversas na Aldeia Global: Ciência - Ideias para inovar Portugal, por António Coutinho


A investigação científica é um motor de inovação indispensável para ultrapassar a atual crise económica. Para dar a conhecer de que forma a investigação e desenvolvimento (I&D) e o investimento no sistema científico nacional podem ajudar a sair da crise, convidamos António Coutinho, diretor do Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) em Oeiras, a primeira instituição portuguesa a profissionalizar a investigação científica a tempo inteiro e a criar um gabinete de comunicação de ciência.
António Coutinho (MD, Faculdade de Medicina de Lisboa, 1970; Doutoramento Karolinska Institute, 1974) tem dirigido grupos, departamentos e institutos públicos e privados na Suécia, Suiça e França, tendo desempenhado posições docentes na Europa, Estados Unidos da América e Brasil. Serve ou tem servido em diversos conselhos científicos na Europa, Estados Unidos, Japão e Singapura. Em 1988 regressou a Portugal para reestruturar o Instituto Gulbenkian de Ciência, onde lançou o primeiro Programa de Doutoramento em Portugal (1993).
É o cientista português com o maior número de citações na literatura científica mundial e vai estar no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, a 21 de Junho (QUI, 21h30) para mais uma conversa moderada por Vasco Trigo.


Sem comentários: