quarta-feira, 30 de maio de 2012

Luís Costa Gomes no Grupo de Leitores de Oeiras

Aproveitando a leitura de A Pirata de Luísa Costa Gomes, o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras convidou a escritora estar vir conversar com os nossos leitores.

Ao longo de uma hora e meia Luísa Costa Gomes falou-nos sobre este livro, a ideia de escrever sobre Mary Read, os piratas, a investigação histórica sobre náutica e os livros de aventuras.

A autora explicou que teve como objectivo recriar o género literário do livro de aventuras típico de "A Ilha do Tesouro" de Robert Stevenson, tando no desenrolar da história como na organização dos capítulos e nos detalhes da vida de piratas e corsários.
Quando lhe perguntámos sobre se "A Pirata" foi escrito como sendo um livro juevenil, a autora disse que os livros não são para públicos específicos, mas sim para leitores!

As técnias de escrita e a linguagem utiliza ainda que aparentemente simples, foram cuidadosamente trabalhadas de forma a dar uma imagem de (apenas) aparente simplicidade.
Não seria possível falar com a autora sobre a pirata Mary Read, sem nos referirmos à condição da mulher na século XVIII e na actualidade e sem questionar quais os limites entre a realidade e ficção na biografia desta pirata.
Apesar do trabalho de investigação histórica que Luísa Costa Gomes realizou os poucos dados disponíveis sobre Mary Read não permitem uma completa descrição do seu percurso. De qualquer modo, a autora teve a preocupação de ser fiel aos dados da época, tendo o cuidado de não incluir anocronismos ou romantismos típicos da vida dos piratas.

Para o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras foi uma excelente oportunidade para ficar a conhecer melhor o livro e a autora!

Sem comentários: