segunda-feira, 28 de maio de 2012

Grupo de Leitores de Oeiras navega com A Pirata

Em Maio, o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras esteve a ler "A Pirata" de Luísa Costa Gomes.

Neste livro, a autora conta-nos a história ficcionada da vida de Mary Read, uma das duas únicas mulheres pirata. Num romance de acção e aventura para todas as idades, escrito com simplicidade, humor e alguma ironia, esta Pirata acompanha as etapas da curta vida da mulher que nasceu em Inglaterra nos finais do século XVII e que, logo no início, viu o seu destino marcado pelo nascimento ilegítimo e a morte do meio-irmão, ainda bebé. Vestida e criada como rapaz, Mary Read alistou-se ainda muito jovem no exército da rainha Ana e partiu para a guerra da Flandres, onde se destinguiu pela coragem e pela disciplina em várias campanhas militares. Mas a paixão por um soldado holandês e o fim temporário da guerra na Europa levaram-na a novas andanças e a novos horizontes...
Ao longo das 2 sessões o Grupo falou sobre a pirataria, o corso e o papel de algumas das personagens mais famosas que se dedicaram ao furto em alto mar.
O Grupo questionou se este seria um livro para jovens tendo em conta o tema, a forma de escrita e o enredo algo controlado no vocabulário e na forma como evita grandes descrições de violência.

Mérito para a autora que evidência o grande trabalho de investigação histórica, em especial na área da náutica e que em muito enriquece e dá veracidade à história.

Img: D. Quixote

Sem comentários: