quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Eu teria perdoado a sua vaidade se ele não tivesse ferido a minha"


Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide - Sessões de Maio
Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

O orgulho, o preconceito, a vaidade, entre outros, alimentaram a discussão do grupo de leitores no mês de Maio, dando lugar a sessões vivas, que o visionamento do filme contribuiu intensamente.

E são excertos como os seguintes, que potenciaram o debate e a comparação inevitável com a nossa vida e a dos outros.

"A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinónimos."

"Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós."

"Eu teria perdoado a sua vaidade se ele não tivesse ferido a minha."

"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."



Em Junho voltamos, desta vez com A Boneca de Luxo, de Truman Capote.

Sem comentários: