terça-feira, 15 de maio de 2012

Bibliotecas Municipais de Oeiras são parceiras do Festival do Primeiro Romance de Chambéry

O Município de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, tornou-se parceiro do Festival du Premier Roman de Chambéry, em França.
A partir deste ano os Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras são os representantes de Portugal neste Festival, indicando uma lista de autores de primeiros romances seleccionados de entre os que foram publicados no último ano.
Desde a sua primeira edição em 1987, que este festival tem como objectivo a apresentação de novos autores. Ao longo das suas 25 edições tornou-se num local central para descobrir novos escritores no espaço europeu.
Antes de ter um grande protagonismo no cenário literário francês, o Festival desde há 15 anos que também apresenta novos autores europeus – Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Roménia e desde este ano também Portugal.

Durante os 3 dias do Festival, reúnem-se na vila de Chambéry (França) os autores dos diferentes países com os seus leitores em vários encontros, mesas redondas, ateliers de tradução, sessões de autógrafos, etc. Através de diversas actividades, o Festival torna-se uma ponte entre autores e leitores de diferentes países e línguas da europa.

Caso único em França, em que são os leitores que escolhem os autores a convidar em cada edição. A programação do Festival é feita através de uma lista de autores lidos e escolhidos por diversos grupos de leitores em França compostos por mais de 3.000 mil leitores. Anualmente, os leitores podem conhecer os novos autores europeus, oriundos dos países participantes.

A selecção dos autores tem como ponto de partida os grupos de leitores em cada um dos países participantes, que ao longo de um ano seleccionam livros de novos autores que publiquem o seu primeiro romance.
Img: FPR

Sem comentários: