quinta-feira, 5 de abril de 2012

Conversas na Aldeia Global: A Primeira Crise da Globalização, por João Ferreira do Amaral


No dia 12 de Abril (QUI), pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, o economista João Ferreira do Amaral dá a conhecer caminhos alternativos para a economia portuguesa numa conversa em redor dos principais factos que caracterizam os tempos económicos atuais.
Em mais uma sessão de Conversas na Aldeia Global, propõem-se refletir sobre as principais repercussões da globalização e alterações de poder a nível mundial, o poder político e o poder económico e financeiro e respetivas implicações sobre o futuro da Europa.
João Ferreira do Amaral, é licenciado, doutorado e agregado em Economia pelo ISEG/UTL, onde é professor catedrático. Lecionou em várias outras universidades, designadamente no Porto, Algarve, Católica (Lisboa), Ásia Oriental (Macau), entre outras. Foi consultor, depois assessor, do então Presidente da República, Mário Soares, e membro, respetivamente, dos comités de Política Económica da OCDE e da então CEE. Atualmente é membro do Conselho Económico e Social. Participa no movimento «Economia com Futuro – um compromisso e um apelo», um manifesto assinado por 58 personalidades - entre as quais, José Reis, Boaventura de Sousa Santos, José Castro Caldas e Helena Roseta - que pretende uma “convergência nacional em torno do emprego e da coesão social”.
Tem-se dedicado à investigação histórica, tendo publicado artigos de história económica e de história geral e vai estar na Biblioteca Municipal de Oeiras para mais uma conversa moderada por Vasco Trigo.

Sem comentários: