quinta-feira, 1 de março de 2012

Prova de Livros: British Barthes

José-Alberto Marques apresenta na Biblioteca Municipal de Carnaxide, no próximo sábado, 3 de Março, pelas 16h00, o livro de poesia experimental British Barthes. Nesta obra procura «homenagear um conjunto variado de autores, muitos com quem privou e se doutorou, ex-universidade, mas doutos operários amantes da escrita e do prazer dela e ao mesmo tempo relembrar a importância que teve Ronald Barthes e sua obra completa, a par de outros, de outras nacionalidades que escusa de nomear»
Nasceu em Torres Novas a 4 de Outubro de 1939. Amante da escrita e desde cedo apaixonado por poesia, escreve em 1958 o seu primeiro poema, intitulado “Solidão”, para a revista do Colégio Andrade Corvo.
Foi universitário, teve várias profissões, colecionou livros e foi editor do jornal Quadrante da Faculdade de Direito de Lisboa. Depois seguiu o interminável percurso dos amantes e deixou o nome ligado ao Movimento de Poesia Experimental e foi amigo da última geração de surrealistas portugueses. Escreveu livros de poesia, romances, livros infanto-juvenis, publicou textos de crítica literária em diários e revistas da especialidade, fez exposições de poesia visual em vários países e foi antologiado em várias edições portuguesas e estrangeiras.
Ganhou o 1º Prémio Nacional de Literatura Infanto-Juvenil nas comemorações dos 20 anos do 25 de Abril, com o livro Magia dos Sinais e obteve uma Menção Honrosa no Prémio Aquilino Ribeiro, com o livro Padrões. Foi homenageado em Abrantes, tendo-lhe sido atribuída, nos 80 anos de elevação a cidade, a medalha "Uma obra de prestígio sobre a arte". Fez parte da Direcção da Associação Portuguesas de Escritores.
Numa conversa próxima e informal, seguida como habitual de autógrafos, o autor vai estar na Biblioteca Municipal de Carnaxide para a apresentação da sua mais recente obra de poesia, British Barthes.

Sem comentários: