segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Jacinto Lucas Pires no Café com Letras

26 Outubro
21h30
Biblioteca Municipal de Algés

Jacinto Lucas Pires nasceu no Porto em 1974. Licenciou-se em Direito. Em 1996 publicou o seu primeiro livro, “Para Averiguar do seu Grau de Pureza”, onde constam treze breves contos. A partir daí tem vindo a expor a sua capacidade de escrita e imaginação criativa em diversos géneros literários, do teatro em "Universos e Frigoríficos" de 1997 ou "Arranha-Céus" de 1999; ao romance em “Do Sol” de 2004 ou “Perfeitos Milagres” de 2007; passando pelas viagens em “Livro Usado” de 2001. Muitas das suas obras encontram-se publicados no estrangeiro e traduzidas para diversas línguas.
O seu mais recente romance, publicado já este ano pela Cotovia e intitulado “O Verdadeiro Ator”, conta a história de Américo Abril, um actor, e da confusão que os diversos papéis que desempenha, tanto na vida como na sua profissão, lhe causam tendo como cenário um Portugal em tudo semelhante ao actual.
A sua intervenção artística não se quedou apenas pela literatura, tendo frequentado a New York Film Academy, realizou as curtas-metragens, das quais também foi argumentista, “Cinemaamor” de 1999 e com a qual foi premiado no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira e “B.D.” de 2004. Escreveu ainda o argumento de “É Só um Minuto”, curta-metragem realizada por Pedro Caldas em 1998.
 Na música fundou juntamente com o artista plástico Tomás Cunha Ferreira a banda “Os Quais” onde escreve letras e as canta tendo ficado registadas para a posterioridade no álbum “Meio Disco” lançado em 1999.
Dia 26 de Outubro vai estar à conversa, na Biblioteca Municipal de Algés, com Carlos Vaz Marques e com todos aqueles que com eles quiserem partilhar um serão à volta das letras.

Fotografia: © Instituto Camões, 2007

Sem comentários: