sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"Todos os livros têm alma, a alma do autor que o escreveu e a alma daqueles que o leram e sonham com ele."

No regresso das férias o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras leu o livro da autoria de Carlos Ruiz Zafón "O Jogo do Anjo".

Neste livro, David Martín um jovem escritor desiludido aceita escrever um livro, em troca de saúde e dinheiro, que pode levá-lo à loucura e influenciar milhares de pessoas. Enquanto David tenta recolher mais informações sobre este estranho convite, depara-se com um conjunto de intrigas, traições e mistérios que nos transportam para a Barcelona das primeiras décadas do Séc. XX. Nesta história o livro é a peça chave não apenas da trama principal, mas também pela relação com as principais personagens têm com este objecto - o paixão/ódio pelo livro, o livro como objecto de conhecimento ou veículo de mentiras e manipulações, a censura do cemitério dos livros esquecidos.
David Martin, Sr. Sempere, Pedo Vidal, Andreas Corelli, Diego Marlasca e Isabella são personagens que nos acompanham mesmo após a leitura do livro.

Quem será este anjo? E que tipo de jogo está ele a fazer? Será esta história real ou apenas produto da imaginação de David Martín? E onde ficará o Cemitério dos Livros Esquecidos?

Muitas perguntas ficaram por responder e ainda mais respostas ficaram no ar depois da nossa troca de opiniões e argumentos. O final em aberto, a mistura entre realidade e a imaginação, a trama envolva em intriga, traições e mistério e um ambiente por vezes onírico ou sobrenatural deixaram o grupo algo dividido sobre esta experiência de leitura.
No final das sessões, apenas uma grande e consensual opinião - o Jogo do Anjo é um livro muito bem escrito, o autor domina perfeitamente a técnica da descrição quase cinematográfica dos ambientes (ou não fosse o seu principal trabalho a escrita de argumentos para televisão e cinema), para além de uma grande vontade de ler ou reler um outro sucesso do mesmo autor "A Sombra do Vento".



Entrevista com Carloz Ruiz Zafón: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

Página oficial de Carlos Ruiz Zafón.

O Grupo de Leitores volta a reunir-se em Novembro para falar sobre "A Cidadela Branca" de Orhan Pamuk. Até lá, boas leituras!
Foto: Paperblog

Sem comentários: