sexta-feira, 15 de julho de 2011

Exposição “ Algés no Bilhete Postal Ilustrado”



De 11 de Junho a 11 Julho esteve patente uma exposição sobre a Vila de Algés. Tendo por base uma colecção particular de postais ilustrados que documentam episódios do século XX, o património natural e edificado, os costumes e as actividades económicas da vila de veraneio.
A par da exposição, realizou - se um debate alusivo com personalidades desta localidade.


“ O vocativo Algés aplicava-se indistintamente a tudo o que é hoje Alcântara, Calvário, Tapada, Santo Amaro, Junqueira, Rio Seco, Ajuda, Belém, Bom Sucesso, Pedrouços, Algés, Dafundo e Cruz Quebrada.

Devia haver, porém, um vilar chamado Algés – que ao mais certo, ficava sobranceiro à ribeira do mesmo nome, a meia encosta do monte. E foi desse vilar que proveio o nome do reguengo (Reguengo de Algés ou Algés de Ribamar).

Desta circunstância é lícito inferir que, em 1147, quando Lisboa foi reavida pelos cristãos, não existia, desde o pequeno casario aglomerado a oriente da vetusta ponte árabe que lhe dava o nome – Alcântara – até ao Jamor, outra terreola que não Algés.”

Mário de Sampayo Ribeiro, Da Velha Algés (1938)

3 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Só agora tomei conhecimento desta exposição. Onde foi? pois não ouvi ninguém falar sobre ela.
Obrigada
Clotilde

Bruno Duarte Eiras disse...

Boa tarde,
Esta exposição decorreu na Biblioteca Municipal de Algés. Tendo em conta a adesão do público, está previsto repetir a exposição no início de 2012.
Cumprimentos,

João Rafael disse...

A exposição decorreu no Palácio Ribamar. Teve sobretudo o mérito de mobilizar umas duas dezenas de pessoas para duas conversas de fim de tarde. Conversas dinamizadas com a projeção de diversa iconografia relacionada com a vida de Algés nas últimas décadas. E, sobretudo, testemunhos de episódios de muito anos, contados de viva voz. Se desejar, posso proporcionar o visionamento dos postais. João Rafael