sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vídeo-Memória "Histórias de Ida e Volta", por Tiago Pereira

Vídeo-Memória, com Tiago Pereira


Fábrica da Pólvora - Pátio do Enxugo


22h00 às 23h30 Domingo, 26 de Junho



Tiago Pereira realiza, entre os dias 25 e 26 de Junho, um vídeo que consubstancia a memória viva do Festival de Histórias de Ida e Volta, numa abordagem cruzada com a recolhas de contos registadas de Norte a Sul do país.


Com este seu trabalho, procura dar voz à tradição numa lógica contemporânea. Partindo do registo vídeo da diversidade de acontecimentos artísticos dos dois dias do Festival, documenta a memória oral das lendas, contos, danças, cantigas e afins, num trabalho que irá culminar com a performance audiovisual em tempo real o Vídeo-Memória “Histórias de Ida e Volta”. Este momento irá marcar o Encerramento do Festival e tem lugar no Pátio do Enxugo da Fábrica da Pólvora, entre as 22h00 e as 23h30.


Tiago Pereira, realizador, visualista, vj, vídeo músico e performer, faz vídeo há mais de 10 anos e trabalha essencialmente na alfabetização da memória. Preocupado com a tradição oral e com a ponte geracional, realiza recolhas de vídeo por esse país todo, e que depois reconstrói motivado pela necessidade de documentar o património imaterial como algo vivo. Filmes como "*11 Burros Caem no Estômago Vazio"*, "*Sonotigadores deTradições* " e "*Quem Canta Seus Males Espanta* " já lhe valeram distinções nacionais e internacionais, como seja, o Grande Prémio Tóbis no Doc Lisboa 2006, Melhor Filme Etnográfico no Dialektus Festival (Hungria) e o Grande Prémio do Júri no Ovarvídeo 2003. Realizou recentemente o documentário "Sinfonia Imaterial", uma encomenda da Fundação Inatel em co-produção com a Pé de Xumbo, onde faz um levantamento do património musical português. Este projecto surge paralelamente a A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, um arquivo abrangente de vídeos musicais que Tiago Pereira tem vindo a recolher nos últimos quatro meses.


Venha assistir à especial participação de Tiago Pereira (o "Michel Giacometti do Século XXI"), com a apresentação do Vídeo Memória, um olhar diferente sobre o Festival de Histórias de Ida e Volta.


«Tradição oral é transmitir o que se vive. Passá-lo de geração em geração, contaminando-se, alargando-e e atingindo combinações infinitas.»


Foto: Registo das memórias do Sr. Manuel Alves (informante Histórias de Ida e Volta), por Tiago Pereira - Fábrica da Pólvora


Sobre Tiago Pereira: Vimeo ; Ípsilon (26.MAI.2011); TED'xO'Porto (JAN.2011); Ípsilon (13.AGO.2010)

Sem comentários: