terça-feira, 22 de março de 2011

Mundos do Trabalho e da Aprendizagem

Rui Canário e Natália Alves são os convidados da terceira sessão de Conversas na Aldeia Global, subordinada ao tema Mundos do Trabalho e da Aprendizagem, a realizar na quinta-feira 31 de Março, pelas 21h30.
Na perspectiva da empregabilidade, esta Conversa procura reflectir sobre um conjunto de questões relacionadas com a inserção profissional dos recém-formados do ensino superior.
Nunca o ensino superior esteve tão intensamente sob o escrutínio das famílias, dos media, das empresas e do poder político. As famílias e os estudantes inquietam-se quanto a um futuro que se avizinha menos risonho do que o passado; os media lançam o alarme sobre o desemprego dos licenciados e acusam as Universidades de estarem a formar para o desemprego; as empresas clamam contra a desadequação da formação às suas necessidades; o poder político elege a taxa de empregabiblidade como um dos critérios de avaliação da qualidade do ensino superior e o discurso recorrente sobre o excesso de recém-formados recomeça, ainda que tenuemente, a fazer-se ouvir… É esta evolução, da qual decorre um processo de desvalorização das habilitações escolares e académicas, que permite falar da passagem de um “tempo de promessas” para um “tempo de incertezas”…
Rui Canário é licenciado em História e doutorado em Ciências da Educação. Natália Alves é licenciada e mestre em Sociologia, pelo ISCTE, e doutora em Sociologia da Educação, pela Universidade de Lisboa. São ambos professores e investigadores no Instituto da Educação, onde leccionam e investigam nas áreas de Sociologia da Educação e da Formação de Adultos.
A sessão tem lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras e conta com a moderação do jornalista Vasco Trigo.

ver obras de Rui Canário no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras

ver obras de Natália Alves no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Sem comentários: