sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"A noite nunca chega a ser tão escura e longa que os homens não depositem a sua esperança no distante nascer do dia"

Em Fevereiro o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras andou pelas terras frias da Islândia através da obra de Halldór Laxness "Gente Independente".

Publicado pela primeira vez em 1946, este livro conta a história de Bjartur, um homem que é por muitos rotulado como obcecado por ovelhas. No entanto, o nosso Grupo achou que este homem ,que após ter sido "escravo" durante mais de 15 anos consegue comprar a crédito um rebanho e um quinta, esconde muito mais dimensões por baixo daquele aspecto rude.

José Riço Direitinho num artigo sobre a obra de Laxness faz uma excelente caracterização desta personagem que apresenta diversas facetas: "Bjartur é uma das personagens mais inesquecíveis e mais fascinantes da história da literatura do último século: heróico, brutal, poético, teimoso, cínico e infantil. É heróico na sua luta contra os fantasmas de um “passado de mil anos” e contra uma natureza demasiado hostil, que sucessivamente o vão impedindo de sair da pobreza; é brutal porque se preocupa mais com o bem-estar das ovelhas do que com o da sua própria família; é poético como um bardo viking, ao compor poemas no tradicional estilo islandês das complexas rimur, e é com essa poesia que acaba por salvar a sua própria vida num dos episódios mais oníricos e de maior tensão dramática de todo o romance; é teimoso na obsessão pela sua independência, mesmo quando lhe morrem a primeira e a segunda mulher e quase todos os anos tem que carregar às costas o caixão de um filho recém-nascido; cínico ao defender a primeira Guerra Mundial para que o valor da carne e da lã continue a subir; e é infantil na maneira como resolve o que parece ser o centro de todo o romance, o conflito entre Bjartur e a filha, Ásta Sóllilja, que ele anos antes expulsara de casa, ao socorrer-se de um convite de uma criança que vê por acaso a brincar na rua."

Alguém disse que "Gente Independente" era um tratado enfadonho e demasiado exaustivo sobre a Islândia, demasiado centrado nas ovelhas, vacas e animais afins. Nada mais redutor: por detrás de uma aparente descrição da vida rural, das descrições da vida banal do quotidiano, apresenta-se um povo e uma cultura que caracteriza a história da Islândia no início do séc. XX.

O Grupo sentiu e deixou-se tocar pelas dificeis relações que se criam entre as personagens e não ficou indiferente aos episódios marcantes entre pai-filha, marido-mulher. pai-filhos. e entre vizinhos. Que "gente" é esta e que sentimentos nos transmitem? Que "gente" é esta que apesar de não ter qualquer escolaridade sabe de cor as complexas sagas e rimas? Que espírito "independente" é este que consegue sobreviver num meio natural amplamente hostil? Que dizer de um país que apenas se torna independente em 1944 e que apesar e ter poucos recursos naturais e uma economia baseada na pastorícia, alcança o estatuto de país mais desenvolvido da OCDE?

O Grupo também não deixou passar em branco todas as referências às Sagas islandesas de origem medieval e onde claramente o autor se inspirou não só no conteúdo, mas também na utilização dos próprios recursos estilísticos: frases longas, narração entre o presente e o passado e utilização entre o discurso directo e o indirecto.

Isto é o que nos conta o escritor islandês, Prémio Nobel da Literatura, Halldór Laxness, neste romance que foi publicado em Portugal, 72 anos depois da edição original.
Img: travelpeach

Leituras "ampliadas"

Esperamos por si!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Albert Camus 50 anos

Na Biblioteca Municipal de Carnaxide



Esperamos por si!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Conversas na Aldeia Global: Big Brother


Em redor da expressão Big Brother, a sessão de Conversas na Aldeia Global de Fevereiro realizará uma abordagem às questões da vigilância, segurança e privacidade digital. A difusão de tecnologias que facilmente capturam e desvendam informação privada, como telefones com câmaras de vídeo vigilância, espaços de partilha de informação (fotos, contactos, etc.) ou de preenchimento de campos obrigatórios com informação pessoal, programas maliciosos (adware e spyware), entre outros, redefinem questões de privacidade e sigilo pessoais.
Estas modalidades ajudam a criar e a manter a vigilância omnipresente, e, não só amplificam as capacidades de controlo, como também capacitam as possibilidades de emissão, produção e participação comunicativas.
Deste modo, inúmeros riscos estão associados à gestão da identidade, quer quando falamos das redes sociais on-line, como dos documentos de identificação oficiais, como é o caso do cartão do cidadão (CC) ou o passaporte electrónico português (PEP).
As redes planetárias cruzam assim todos os domínios da vida e imprimem as alterações de paradigma deste “novo mundo”. A identidade digital (ID) vem ajudar a resolver problemas. Não obstante esta situação, os problemas que soluciona não deverão ser mais do que aqueles que pode eventualmente vir a criar...
Esta e outras temáticas irão ser tratadas por Gustavo Cardoso, Professor no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE e Paulo Esteves Veríssimo, Professor no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e investigador em matérias do domínio da Identidade Digital (ID).
Contamos com a sua presença em mais uma sessão de Conversas na Aldeia Global, na próxima quarta-feira, 24 de Fevereiro, pelas 21h30.

Programa 5º Ciclo - Mudam-se os tempos, Mudam-se as Vontades

BIG BROTHER
24 FEV (QUA) – 21H30
Gustavo Cardoso Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/ISCTE
Paulo Esteves Veríssimo Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa

REALIDADE VIRTUAL

18 MAR (QUI) – 21H30
Nélson Zagalo Associação Portuguesa de Ciências dos Videojogos
Gastão Marques International Center for Technology in Virtual Reality

LIBERDADES
05 MAI (QUA) – 21H30
José Manuel Paquete de Oliveira

LEITURAS NA WEB LÍQUIDA
20 MAI (QUI) – 21H30
Paulo Querido Certamente!
Luis Carmelo Miniscente

DESASSOSSEGO TECNOLÓGICO
17 JUN (QUI) – 21H30

Leonel Moura LxXL [Leonel Moura]

SOCIEDADE, QUE VALORES?
23 SET (QUI) – 21H30
João Lobo Antunes Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

AMOR TECNOLÓGICO
21 OUT (QUI) – 21H30
Marta Crawford e Paulo Alexandre e Castro


IGUALDADE DE GÉNEROS 18 NOV (QUI) – 21H30
Margarida Pinto Correia e Rosália Amorim

V Encontro Oeiras a Ler

V Encontro Oeiras a Ler
Estes mares que agora navegamos: a expansão do conhecimento e as novas formas de aprendizagem
20 e 21 de Maio
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

Nos últimos quatro anos, a Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, através dos Encontros Oeiras a Ler, tem procurado constituir um espaço de debate e reflexão, abrangendo diferentes perspectivas e práticas no que respeita ao papel da biblioteca pública na sociedade actual.

O IV Encontro Oeiras a Ler realizado em Maio do ano passado veio confirmar o lugar pioneiro da Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras no panorama nacional das Bibliotecas Públicas e, certamente, terá contribuído para a sua projecção internacional, nomeadamente ao nível europeu.

Nos dias 20 e 21 de Maio de 2010, vamos realizar o V Encontro Oeiras a Ler, que será dedicado ao tema novas modalidades de aprendizagem e ao contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento de novas formas de leitura e das literacias emergentes.

Na sociedade actual denotam-se cada vez mais evidências da evolução nas formas e nos suportes de leitura e na transformação dos processos de aquisição de conhecimento, ao mesmo tempo que se tem assistido ao aparecimento de novos desafios, que exigem o desenvolvimento das novas literacias.

Uma vez mais, e porque é esse o carácter assumido destes Encontros, pretendemos reflectir sobre o papel das bibliotecas públicas para tornar possível e profícuo o cumprimento da sua missão, este ano com uma especial atenção aos fenómenos de expansão do conhecimento e as novas modalidades de aprendizagens.

Consideramos determinante conhecer a forma como as bibliotecas públicas em Portugal e noutros países têm respondido a este desafio, para, a partir do intercâmbio de experiências, atentarmos na nossa realidade e prefigurar a forma como alguns modelos de intervenção podem ser aplicados ao contexto nacional.

O programa do V Encontro Oeiras a Ler está praticamente fechado.

Fique atento ao nosso blog!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Feira de Artesanato e do Livro

No próximo Sábado, dia 13 de Fevereiro, decorre no Palácio Ribamar, em frente à Biblioteca Municipal de Algés, mais uma edição da Feira de Artesanato e do Livro.

Procurando revitalizar a o espaço exterior do Palácio Ribamar e de forma a complementar a presença da Biblioteca Municipal, esta Feira pretende promover o trabalho artesanal, o livro e a leitura.

Aproveitando a proximidade do Carnaval esta edição da Feira contará com animação de rua durante a tarde.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Teolinda Gersão no Grupo de Leitores de Carnaxide

O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras
Escolheu para o mês de Fevereiro
O Cavalo de Sol, de Teolinda Gersão
A sessão de hoje (dia 9, às 19h), irá contar com a presença da autora. Apesar do Grupo de Leitores ser uma actividade limitada a 15 pessoas, que duas vezes por mês conversam , de uma forma informal, sobre um livro previamente escolhido, vimos convidá-lo a juntar-se a nós, numa mesa mais alargada, para conhecer melhor ou ficar a conhecer a escritora Teolinda Gersão.
Esperamos por si!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dia Europeu da Internet Segura

No dia 9 de Fevereiro comemora-se o Dia Europeu da Internet Segura. Neste âmbito, a Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras adere durante a semana de 8 a 12 de Fevereiro a esta iniciativa através da divulgação e dinamização de conteúdos e alertas sobre riscos e aconselhamento sobre as modalidades de navegação com sentido e em segurança.
Como actividades complementares, destaca-se ainda a realização de acções de sensibilização dedicadas a questões de segurança no computador e às potencialidades da Internet em articulação com os riscos de divulgação de informações pessoais que podem levar a assédio indesejável, em concreto, através das redes sociais, chats, acções de cyberbullyng ou phishing.
Programação Semana Internet Segura
SeguraNet - Jogos e Actividades para o 1º Ciclo
EB1 Anselmo de Oliveira
Data/Duração: 11 de Fevereiro (5ª feira) - 10h00/11h00
Local: BM Oeiras (Espaço Infantil)
Destinatários: Público escolar (2º ano)

Navegar em segurança na Internet
EB 2,3 São Julião da Barra
Data/Duração: 12 de Fevereiro (6ª feira) - 10h00/11h35
Local: BM Oeiras (Espaço Multimédia)
Destinatários: Público escolar (9º ano)

Por esta via, as Bibliotecas Municipais de Oeiras juntam-se às restantes campanhas de consciencialização desenvolvidas através da rede de cooperação que procura envolver nesta matéria não só as famílias e a escola, mas também o Estado e a sociedade civil.

Informações:

BMOeiras - Telf. 21 440 66 96 - E-mail: multimedia.bmo@cm-oeiras.pt

BMAlgés - Telf. 21 411 89 76 - E-mail: multimedia.bma@cm-oeiras.pt

BMCarnaxide - Telf. 21 097 74 32 - E-mail: multimedia.bmc@cm-oeiras.pt

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Net Activismo eCulturas Digitais

Realiza-se nos dias 05 e 06 de Fevereiro, em Lisboa, na Mediateca do Instituto Franco-Português, a Conferência Internacional ‘Net Activismo eCulturas Digitais’. Trata-se de uma organização conjunta do CECL (Universidade Nova de Lisboa), do CECS (Universidade do Minho) e do CICANT (Universidade Lusófona), que conta com a participação especial de Michel Maffesoli, Andrea Miconi, Massimo Difelice e Alberto Abruzzese. O programa completo encontra-se disponível aqui.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Grupos de Leitores nas Bibliotecas Municipais de Oeiras

Em Fevereiro, os Grupos de Leitores regressam às Bibliotecas Municipais de Oeiras para retomarem os seus encontros e conversarem sobre livros, autores, personagens, histórias, sensações, a leitura e a vida.
Este mês estamos a ler:

Biblioteca Municipal de Algés







Autor: Boris Vian
Título: A Espuma dos Dias



Biblioteca Municipal de Carnaxide








Autor: Teolinda Gersão
Título: O Cavalo de Sol


Biblioteca Municipal de Oeiras







Autor: Halldor Laxness
Título: Gente Independente