terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lídia Jorge na última sessão deste ano do Café com Letras


Na última sessão deste ano, o Café com Letras irá receber na Biblioteca Municipal de Oeiras, no próximo dia 23 de Novembro, terça-feira, às 21H30, a voz e o olhar da escritora Lídia Jorge, um mês após a estreia no Teatro da Trindade da peça O Dia dos Prodígios, uma adaptação do seu primeiro romance, publicado em 1980.
Uma noite a não perder onde terá a oportunidade de ouvir e dialogar com a mulher e a escritora, quando se assinalam os 30 anos da sua estreia literária.
Lídia Jorge nasceu em Boliqueime, no Algarve. Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, tendo sido professora do Ensino Secundário. Foi nessa condição que passou alguns anos decisivos em Angola e Moçambique, durante o último período da Guerra Colonial. A publicação do seu primeiro romance, O Dia dos Prodígios (1980) constituiu um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da Literatura Portuguesa. Seguiram-se os romances O Cais das Merendas (1982) e Notícia da Cidade Silvestre (1984) ambos distinguidos com o Prémio Literário Cidade de Lisboa. Mas foi com A Costa dos Murmúrios (1998), livro que reflecte a experiência colonial passada em África, que a autora confirmou o seu destacado lugar no panorama das Letras Portuguesas. Entre outros romances, conta-se O Vale da Paixão (1998), galardoado com o Prémio Dom Dinis da Fundação da Casa de Mateus, o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa, o Prémio Máxima de Literatura, o Prémio de Ficção do PEN Clube em 2000, o Prémio Jean Monet da Literatura Europeia, Escritor Europeu do Ano. Seguir-se-ia O Vento Assobiando nas Gruas (2002), romance que mereceu o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes D' Escritas.
A sua obra, rica e diversificada, tem suscitado o interesse dos encenadores e cineastas portugueses, de que é exemplo a adaptação, em 1997, do texto A Maçon pelo Teatro Nacional D. Maria II e, posteriormente, em 2004, a adaptação ao cinema do célebre romance A Costa dos Murmúrios, por Margarida Cardoso.
Os romances de Lídia Jorge encontram-se traduzidos em diversas línguas. Um dos seus galardões mais internacionais é, justamente, a distinção com o Prémio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass, atribuído pelo conjunto da sua obra.

Sem comentários: