segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide com Pedro Almeida Vieira


O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide
Escolheu para o mês de Outubro o livro


Nove Mil Passos, de Pedro Almeida Vieira

A sessão de hoje (dia 20, às 19h), irá contar com a presença do autor. Apesar do Grupo de Leitores ser uma actividade limitada a 15 pessoas, que duas vezes por mês conversam, de uma forma informal, sobre um livro previamente escolhido, vimos convidá-lo a juntar-se a nós, numa mesa mais alargada, para conhecer melhor ou ficar a conhecer o escritor


Pedro de Almeida Vieira.
Esperamos por si!

"Aqueduto das Águas Livres onde estamos pode ser, no seu todo, a enorme coluna vertebral de uma memória. Da memória da obra concreta que foi, fazendo-se, o Aqueduto. Mas também da global memória de nós. De como somos. Dos materiais com que nos construímos. Da História cultural e política a que nos devemos.
É-o, no caso.
Porque Pedro Almeida Vieira, neste seu romance Nove mil passos, toma, evoca e efabuladamente narra esta grande obra de servir e de dar a beber, de matar a morte, matando a sede.
Mas também, mais largamente, nos retrata, nas fatalidades culturais – improdutivos e transitários que então, ainda, e já, éramos –, nos gestos e nas paixões e nos interesses e nas obediências confessionais e na luta que travámos para fazer e não fazer, decidir e indecidir, acelerar e adiar esta grande coisa que foi o Aqueduto das Águas Livres. (...)"

Parte do texto de Artur Portela, na apresentação do romance na Mãe de Águas das Amoreiras, em Lisboa

Sem comentários: