terça-feira, 21 de setembro de 2010

Um livro que se tornou expressão idiomática

"Comboio nocturno para Lisboa" é um livro da autoria de Pascal Mercier (pseudónimo do filósofo Peter Bieri) que conta a história de Raimund que numa manhã chuvosa, encontra uma mulher que se prepara para saltar de uma ponte, em Berna.
Raimund convence-a a não saltar, mas depois a mulher desaparece. Tudo o que sabe é que é portuguesa. No mesmo dia, entra numa livraria e por mero acaso, descobre um livro de um autor português - Amadeu de Prado - que foi médico, poeta e resistente durante o salazarismo.
Raimund é, há muitos anos tempo, professor de latim e grego, o que o entusiasma tão pouco como o seu casamento, em fase terminal. Num impulso resolve aprender português e, uma noite, mete-se num comboio para Lisboa.

O Grupo de Leitores ficou rendido à escrita de Pascal Mercier e à história de Amadeu Prado e de Raimund Gregorius, ao livro imaginário "Um ourives das palavras" (título que para além de sugestivo, foi muito bem escolhido), às descrições de Lisboa e aos sentimentos expressos pelas personagens sempre muito actuais e com os quais nos identificamos facilmente: amor, coragem, morte, vida, relações humanas.

O livro está repleto de frases que nos levam a pensar sobre nós, os outros e a vida:
"se é de facto verdade que apenas podemos viver uma pequena parte daquilo que existe em nós, então o que acontece ao resto?"
"Por vezes tememos uma coisa apenas porque tememos uma outra coisa."
"Agora também tu te escondes por detrás dos livros."

No Grupo de Leitores ninguém ficou indiferente a esta história de procura e de auto-conhecimento. Raimund aproveita a história de Amadeu Prado para a partir dela, iniciar um percurso de descoberta pessoal. Quem somos? Que imagem têm os outros de nós? Como vemos os outros? São estas algumas das perguntas a que Pascal Mercier procura dar resposta.

"Comboio nocturno para Lisboa" esteve no TOP de vendas durante mais de 140 semanas, vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares e foi traduzido em 15 línguas. Pela qualidade da história e pela proximidade que provoca nos leitores, "comboio nocturno para Lisboa" acabou por se tornar numa expressão idiomática. Quanto alguém precisa de mudar de vida ou de tomar um decisão difícil diz-se que "precisa de apanhar um comboio nocturno para Lisboa".
Img: António Negalla

Sem comentários: