sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Literatura e Gastronomia - Leonardo da Vinci

“Há quem diga que a rama do nabo, como a da couve, quando apresentadas em qualquer forma sólida, são alimentos exclusivos para constituições vigorosas, ou seja, talhantes, pedreiros e lavradores; e que bibliotecários, inválidos, fêmeas de pequena estatura e todos que tenham digestões delicadas fariam melhor em se abster de tais alimentos.
Eu, pelo contrário, sou da opinião que o consumo da nabiça e da couve fortalecerá uma digestão frágil, devido às propriedades das folhas, que já vi darem novo alento a uma cabra doente, e de uma vaca agonizante fazerem um animal cheio de vida, ao ponto de se pôr a dançar.
Mas quanto aos que crêem na primeira teoria, podem experimentar a sopa: atar em molhos as nabiças ou as couves com a ajuda de crina de cavalo. Mergulhá-los em água a ferver, a que se adicionou um pouco de sal, durante meia hora. O líquido coado pode constituir um prato ligeiro durante a Quaresma.”

Apontamentos de Cozinha de Leonardo Da Vinci
Sopa de nabiças ou couve
(Para todos… sem excepção…)

½ Kg de batatas
1 Molho de nabiças ou couve
2 Colheres de sopa de azeite
2 Cebolas médias
Sal

Ponha a água ao lume e, quando estiver a ferver, junte as batatas e as cebolas cortadas. Tempere com sal. Deixe cozer e reduza a puré. Junte as nabiças ou as couves arranjadas e aguarde até estarem cozidas. Tempere com o azeite.

Sem comentários: