quarta-feira, 12 de maio de 2010

V Encontro Oeiras a Ler - Relatora

Sara Pereira

Universidade do Minho


Sara Pereira é Professora Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma Universidade.
Tem vários artigos e livros publicados, entre os quais, ‘A Televisão na Família’ (1999); ‘Por Detrás do Ecrã – Televisão para Crianças em Portugal’ (2007); ‘A Minha TV é um Mundo – Programação para Crianças na Era do Ecrã Global’ (2007).
No domínio da actividade de investigação, tem como principais áreas de interesse a relação das crianças e dos jovens com os media; a programação televisiva para o público infantil e juvenil; as representações das crianças nos meios de comunicação; media, participação, e cidadania; e a educação para os media/literacia mediática.
Entre os projectos de investigação em que tem participado, é actualmente coordenadora do projecto “Navegando com o Magalhães: Estudo sobre o Impacto dos Media Digitais nas Crianças”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia; foi coordenadora do Projecto “Estudo da programação para a infância nos canais generalistas portugueses”, financiado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (Outubro de 2007-Março de 2009); é membro da equipa do estudo “A Educação para os Media em Portugal: Experiências, Actores e Contextos”, financiado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social; é também membro do projecto “Imagens da Infância – discursos mediáticos sobre as crianças em risco”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Em Junho de 2009, um projecto que está a ser desenvolvido por si, por Luís Pereira e Manuel Pinto foi galardoado pela Evens Foundation, Bélgica, com o prémio Evens Prize for Intercultural Education 2009 – Media Education. O projecto premiado – “Media Education on Booklets” – consiste na criação e disseminação de três booklets dirigidos aos pais e professores sobre Televisão, Videojogos e Internet e Redes Sociais.
É directora do Mestrado “Comunicação, Cidadania e Educação”.


Sara Pereira será a relatora do V Encontro Oeiras a Ler fazendo uma súmula das intervenções e apresentando as conclusões.

Sem comentários: