quarta-feira, 5 de maio de 2010

Literacia de Informação 2.0

O projecto “Infoliteracia” promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, através da Rede de Bibliotecas Municipais, incide nas modalidades de acesso, avaliação, aplicação e organização da informação em diferentes contextos.
Assim, com o intuito de atrair diversos públicos, o plano de formação proposto, inclui um vasto leque de acções, envolvendo desde as literacias técnicas e instrumentais à análise crítica e produção autónoma de conteúdos. Numa primeira fase, estas mesmas acções foram realizadas segundo um formato modular. Actualmente evoluimos para a oferta de uma programação flexível e ajustável às necessidades dos interessados.
Neste âmbito, promovemos acções de carácter introdutório, como as sessões dedicadas a funcionalidades de utilização do teclado e do “rato”, a programas de produtividade como o processamento de texto, as folhas de cálculo, ferramentas no domínio da iniciação à Internet ou ainda a utilização eficaz do correio electrónico. Incluímos acções de nível intermédio que apostam nas competências de pesquisa de informação temática e nos serviços de apoio à cidadania na Web, assim como no apoio aos trabalhos escolares, procura de emprego, literatura na web ou ainda, as compras e negócios na web.
Num patamar avançado, a oferta de formação visa essencialmente potenciar a aplicação de plataformas e de ferramentas tecnológicas de edição, organização e comunicação de informação, como é o caso dos produtos Google (Google Agenda, Sites, Docs e Maps), dos Wikis, You Tube ou Vimeo, Flickr, Podcasts e Second Life, entre outros ambientes em rede (desde o Skype, Twitter ou Facebook, aos marcadores sociais - Delicious).
De um modo geral, pretende-se desenvolver competências que perspectivam melhorias na utilização dos recursos de informação e conteúdos existentes nas bibliotecas e na Internet, sempre enquadradas em casos práticos e ambientes reais de apoio à cidadania.
A calendarização das sessões procurará corresponder às suas expectativas, pelo que recomendamos que nos faça chegar as suas opiniões, sugestões e comentários de melhoria.

Infoliteracia em Maio
Pesquisa de Informação na Web
Biblioteca Municipal de Oeiras - 04 e 06. Maio - 17H00/20H00
Biblioteca Municipal de Algés - 27 e 28. Maio - 16H00/19H00
Biblioteca Municipal de Carnaxide - 20 e 21. Maio - 10H00/13H00

Correio Electrónico
Biblioteca Municipal de Algés - 19 e 20.Maio - 16H00/19H00

Literatura na Web
Biblioteca Municipal de Oeiras - 25 e 27.Maio - 17H00/20H00
Biblioteca Municipal de Carnaxide - 27 e 28.Maio - 16H00/19H00
Informações e Inscrições:
B.M. Oeiras - Telf. 21 440 66 96 - E-mail: multimedia.bmo@cm-oeiras.pt
B.M. Carnaxide - Telf. 210 977 432 - E-mail: multimedia.bmc@cm-oeiras.pt
B. M. Algés - Telf. 21 411 89 76 - E-mail: multimedia.bma@cm-oeiras.pt

Sem comentários: