quarta-feira, 5 de maio de 2010

Conversas na Aldeia Global: Liberdades

A sessão de "Conversas na Aldeia Global" subordinada ao tema Liberdades, tem por convidado o sociólogo José Manuel Paquete de Oliveira. Realiza-se hoje, quarta-feira 5 de Maio, pelas 21H30 no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. José Manuel Paquete de Oliveira é doutorado em Sociologia da Comunicação e da Cultura, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), através da Universidade Técnica de Lisboa (1989). Licenciou-se em Ciências Sociais, ramo de Sociologia, na Universidade Gregoriana, PUG, de Roma, Itália. (1973).

Aquando da sua indigitação para Provedor do Telespectador, vinha exercendo a profissão de professor universitário no ISCTE e desempenhava o cargo de vice-presidente dessa instituição universitária. Era coordenador do curso de mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Foi chefe de redacção do diário «Jornal da Madeira» (1960-69), director do «Diário de Notícias» do Funchal (1974 -1976) e colaborador da Estação Rádio da Madeira. Leccionou no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP e no ISEG, da Universidade Técnica de Lisboa. Desde 1978 exerceu funções de docente no ISCTE (1978-2006).

Foi colaborador do «Expresso», do «Diário de Lisboa», e actualmente assina um artigo de opinião semanal no «Jornal de Notícias». Foi membro do Conselho Consultivo do ICAP- Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade. Foi até 2005 presidente da direcção da SOPCOM – Associação das Ciências da Comunicação e até Abril de 2006 da LUSOCOM – Federação das Associações de Ciências da Comunicação no Espaço Lusófono.

Tem artigos publicados em Portugal e no estrangeiro no domínio das ciências da comunicação. Igualmente tem sido coordenador ou director de projectos de investigação neste domínio científico no âmbito nacional e internacional. Contamos consigo em mais uma Conversa moderada por Vasco Trigo.

Sem comentários: