terça-feira, 9 de março de 2010

Conversas na Aldeia Global: Realidade Virtual


Na quinta-feira 18 de Março, pelas 21H30, realiza-se mais uma sessão do 5º ciclo de Conversas na Aldeia Global com moderação de Vasco Trigo, desta vez dedicada à Realidade Virtual.
A eclosão do mundo digital no séc. XX veio impulsionar a gradual familiarização com os cenários simulados da realidade virtual e 3D. Como uma interface para aplicações computacionais, estes cenários permitem ao participante fazer uso dos seus sentidos e imergir, explorar e interagir com os dados do sistema num ambiente sintético tridimensional, em tempo real. Proporcionando meios mais interessantes de aprender, trabalhar e de entretenimento, as tecnologias 3D e os videojogos abrem caminhos paralelos, permitindo-nos viver nestas “realidades aumentadas”.
A este pretexto, dois investigadores, Nélson Zagalo e Gastão Marques, apresentam uma retrospectiva sobre as designadas tecnologias de realidade virtual e os ambientes em que o real e o virtual se inter-relacionam de uma forma transparente e imperceptível aos nossos olhos...
Gastão de Jesus Marques, é docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre e director e responsável pelo Centro Internacional para Tecnologia de Realidade Virtual (ICT-VR). O primeiro centro em Portugal dedicado a este tipo de tecnologia situa-se em Portalegre num espaço concebido para desenvolver, divulgar e transferir tecnologias de realidade virtual, contando para o efeito com diversos laboratórios, um show room vocacionado para testes e demonstrações, espaços para incubar projectos e empresas e uma sala de formação.
Nélson Zagalo, é docente e investigador na Universidade do Minho, actualmente responsável pelas áreas lectivas de Audiovisual e Multimédia do Departamento de Ciências da Comunicação. É responsável pelo grupo de investigação em Media Interactivos do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e co-director do Laboratório EngageLab do Centro de Computação Gráfica. É Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos e mantém o blog Virtual Illusion. Ao longo dos últimos anos publicou e apresentou trabalhos científicos internacionalmente nos campos das ciências dos videojogos, cinema, emoção e narrativas interactivas.
Contamos consigo numa Conversa na Aldeia Global pelos caminhos da realidade virtual, onde não existirão limites… ou os limites serão aqueles que a nossa imaginação e criatividade nos impuserem.
Mais informação sobre Realidade Virtual:

Sem comentários: