sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Conversas na Aldeia Global: Big Brother


Em redor da expressão Big Brother, a sessão de Conversas na Aldeia Global de Fevereiro realizará uma abordagem às questões da vigilância, segurança e privacidade digital. A difusão de tecnologias que facilmente capturam e desvendam informação privada, como telefones com câmaras de vídeo vigilância, espaços de partilha de informação (fotos, contactos, etc.) ou de preenchimento de campos obrigatórios com informação pessoal, programas maliciosos (adware e spyware), entre outros, redefinem questões de privacidade e sigilo pessoais.
Estas modalidades ajudam a criar e a manter a vigilância omnipresente, e, não só amplificam as capacidades de controlo, como também capacitam as possibilidades de emissão, produção e participação comunicativas.
Deste modo, inúmeros riscos estão associados à gestão da identidade, quer quando falamos das redes sociais on-line, como dos documentos de identificação oficiais, como é o caso do cartão do cidadão (CC) ou o passaporte electrónico português (PEP).
As redes planetárias cruzam assim todos os domínios da vida e imprimem as alterações de paradigma deste “novo mundo”. A identidade digital (ID) vem ajudar a resolver problemas. Não obstante esta situação, os problemas que soluciona não deverão ser mais do que aqueles que pode eventualmente vir a criar...
Esta e outras temáticas irão ser tratadas por Gustavo Cardoso, Professor no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE e Paulo Esteves Veríssimo, Professor no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e investigador em matérias do domínio da Identidade Digital (ID).
Contamos com a sua presença em mais uma sessão de Conversas na Aldeia Global, na próxima quarta-feira, 24 de Fevereiro, pelas 21h30.

Programa 5º Ciclo - Mudam-se os tempos, Mudam-se as Vontades

BIG BROTHER
24 FEV (QUA) – 21H30
Gustavo Cardoso Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/ISCTE
Paulo Esteves Veríssimo Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa

REALIDADE VIRTUAL

18 MAR (QUI) – 21H30
Nélson Zagalo Associação Portuguesa de Ciências dos Videojogos
Gastão Marques International Center for Technology in Virtual Reality

LIBERDADES
05 MAI (QUA) – 21H30
José Manuel Paquete de Oliveira

LEITURAS NA WEB LÍQUIDA
20 MAI (QUI) – 21H30
Paulo Querido Certamente!
Luis Carmelo Miniscente

DESASSOSSEGO TECNOLÓGICO
17 JUN (QUI) – 21H30

Leonel Moura LxXL [Leonel Moura]

SOCIEDADE, QUE VALORES?
23 SET (QUI) – 21H30
João Lobo Antunes Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

AMOR TECNOLÓGICO
21 OUT (QUI) – 21H30
Marta Crawford e Paulo Alexandre e Castro


IGUALDADE DE GÉNEROS 18 NOV (QUI) – 21H30
Margarida Pinto Correia e Rosália Amorim

Sem comentários: