quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Criatividade e Tecnologia: rumo à inovação


No rescaldo do Ano de Darwin e do Ano Europeu da Inovação e Criatividade, o 5º ciclo de Conversas vem desta vez propor a reflexão e o debate sobre as mudanças, inquietações e desafios da era global que nos é dada viver presentemente.
A sessão de abertura sobre Criatividade e Tecnologia tem lugar na próxima quinta-feira, dia 21 de Janeiro, pelas 21h30 e é dinamizada por um painel constituído pelos membros do júri do concurso Descobrir Oeiras: Concurso de Criatividade e Tecnologias - Elvira Fortunato (Faculdade de Ciência e Tecnologia/UNL), Ivan Franco (Y-Dreams), Mónica Mendes (Faculdade de Belas Artes/UL), Jorge Pinho (CM Oeiras/Gabinete de Comunicação), Pedro Faria Lopes (ISCTE) e Vasco Trigo (RTP).
Ao apresentarem as suas áreas de trabalho, desde o meio académico, passando pelo meio empresarial e jornalístico, até à comunicação pública e autárquica, pretende-se dar um conjunto de pistas e explanar sobre as boas práticas inerentes às evoluções na área das tecnologias e ambientes digitais e multimédia, as quais são, por si só, frequentes e enormes inovações.
No âmbito do Descobrir Oeiras, a Câmara Municipal de Oeiras, através das suas bibliotecas, propõe que a partir da criatividade, da inovação e da tecnologia se desenvolvam e apresentem várias leituras sobre o concelho. Esta iniciativa tem como objectivo estimular a criação de conteúdos digitais e multimédia, fundamentada em temas ou actividades relacionadas com o seu território, a sua história, evolução, património, meio urbano e paisagem. O Concurso subdivide-se em dois escalões: Ensino Superior (cursos de arte multimédia, design e tecnologias) e Ensino Secundário, incluindo o ensino profissional.
Neste ciclo de debates, pretende-se sensibilizar para a importância em restabelecer a confiança, o empreendorismo, as mentalidades, os valores e a inovação no uso da ciência e da tecnologia, sobretudo porque Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades

Sem comentários: